Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 31 de Julho de 2018

Mais de R$ 90 mil foram investidos para aquisição da alimentação escolar em Pejuçara

A administração municipal de Pejuçara, através da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, atenta ao que preconiza a Legislação Federal investiu neste ano com recursos próprios cerca de R$ 47 mil para aquisição de produtos que compõe a alimentação escolar dos cerca de 470 alunos que frequentam a rede municipal de ensino. Um dos exemplos da aplicação destes recursos é a Escola de Ensino Fundamental Pejuçara que desde 2014 oferece o café da manhã para os alunos e partir do mês de julho de 2018 dispõe também de almoço para os estudantes que necessitam ficar na escola no horário do meio dia.

A nutricionista Responsável Técnica pela Alimentação Escolar no Município, Jordana Linassi Sartori, explica que diariamente são servidas na rede municipal 608 refeições entre café, almoço e lanches. Na Escola de Educação Infantil Maria Schuster são quatro refeições por dia, café da manhã, almoço, lanche 1 e lanche 2, o mesmo ocorrendo na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara.

Para aquisição dos produtos necessários para atender à demanda o município adquire gêneros de quatro produtores familiares que fornecem uva, mandioca, beterraba, repolho, morango, pão integral, cuca colonial e alface. Uma cooperativa é a fornecedora do apresuntado, peito de frango, frango, doce de leite, leite e o  iogurte. Já o macarrão e os biscoitos utilizados na alimentação dos alunos são confeccionados na Escola municipal de Ensino Fundamental Pejuçara.

Rede municipal de ensino serve mais de 600 refeições diárias

A nutricionista ressalta que a administração municipal investe 51% do total de recursos próprios na aquisição de produtos da agricultura familiar, como prevê a legislação. Somados aos cerca de R$ 48 mil recebidos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, até julho deste ano já foram investidos na alimentação dos alunos da rede municipal pelo menos R$ 93 mil. O Governo Federal repassa para o município R$ 1,07 por aluno/dia para os alunos das creches e ensino fundamental, R$ 0,53 por aluno/dia para os estudantes da pré-escola e R$ 0,32 por aluno/dia para estudantes do ensino fundamental. “O município não mede esforços para fazer a complementação dos valores devido a importância que a alimentação tem no processo educacional e no desempenho dos alunos”, lembrou o prefeito Eduardo Buzzatti.

Jordana Linassi Sartori destaca que a administração municipal trabalha muito com os alunos o tema da educação alimentar e nutricional uma vez que a escola é um agente fundamental neste sentido. “Nós temos um espaço privilegiado porque o ambiente escolar acompanha as diversas fases do desenvolvimento do aluno desde a infância - educação infantil até o momento em que os estudantes começam a moldar seus hábitos alimentares. Por isso a importância do acompanhamento e da orientação para o fornecimento de uma refeição equilibrada com base nas recomendações nutricionais de cada faixa etária, considerando o tempo que eles permanecem no ambiente escolar”, observou.

O que diz a legislação

Segundo a resolução 26 de 17 de junho de 2013, do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação – FNDE, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da Educação Básica no âmbito do PNAE, as unidades escolares que atuam em período integral devem atender, no mínimo, 70% das necessidades nutricionais diárias das crianças e adolescentes, distribuídas em pelo menos três refeições.O artigo 14 da mesma resolução traz diretrizes de como deve ser planejado o cardápio escolar que, por sua vez, deve considerar a cultura, faixa etária dos alunos e os hábitos alimentares locais, além da vocação agrícola da região.

Veja quadro