Obras - Terça-feira, 17 de Julho de 2018

Prefeito quer mais recursos do Estado para Hospital de Pejuçara

O Secretário Estadual da Saúde, Francisco Paz recebeu em Porto Alegre no início da tarde desta terça-feira(17) comitiva de representantes do município de Pejuçara num encontro agendado e articulado pelo deputado estadual Gabriel Souza(MDB) para discutir a situação de manutenção dos serviços da Associação Hospitalar Rio Branco de Pejuçara.

Acompanhado do vereador João Luiz Valandro(MDB), do secretário de obras Gustavo Mastella e do presidente Paulo Rogério Oberto do Hospital Rio Branco, o prefeito Eduardo Buzzatti colocou a situação relacionada a saúde financeira da instituição e solicitou ao secretário Francisco Paz que o Estado reavalie a ação de suspensão do hospital de Pejuçara do programa Porta de Entrada que destinava mensalmente à instituição R$ 42 mil. A suspensão do programa ocorrera em 2016 e desde então a casa de saúde recebe recursos na ordem de R$ 10 mil por mês do Estado por estar credenciado como Hospital de Pequeno Porte(HPP), dinheiro que segundo a administração da instituição de saúde, não atende às necessidades financeiras geradas pela procura dos serviços de saúde prestados no hospital.

A comitiva de Pejuçara solicitou ao secretário Francisco Paz que haja uma solução para a retomada dos repasses de recursos por parte do Estado evitando o risco de suspensão das atividades do hospital. O secretário estadual, por sua vez, orientou a direção da casa de saúde e a administração municipal a enviar um ofício a 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS) solicitando a reavaliação da suspensão no programa Porta de Entrada para, após ser avaliado pelo corpo técnico da coordenadoria, ser encaminhado à Secretaria Estadual da Saúde buscando a reinserção da Associação Hospitalar Rio Branco ao programa.

Prefeito quer mais recursos do Estado para Hospital de Pejuçara

O prefeito Eduardo Buzzatti disse que, além dos recursos já repassados mensalmente pelo município ao hospital, todo o esforço será feito para que a instituição seja reinserida no programa e tenha mais recursos repassados pelo Estado. “Estamos fazendo todo o possível, dentro daquilo que nosso orçamento permite, para manter o hospital em funcionamento, e aguardamos que o Estado seja sensível à solicitação encaminhada de incremento no repasse de recursos para o Hospital de Pejuçara”, conclui Buzzatti.

Atualmente o município de Pejuçara repassa mensalmente ao hospital de Pejuçara subvenção como forma de incentivo a atenção hospitalar na ordem de R$ 12 mil, conforme Lei Municipal aprovada na Câmara de Vereadores. Mantém também um convênio com a instituição de saúde com repasse de R$ 45 mil mensais, em média, para que o hospital disponha plantões de sobreaviso e serviços ambulatoriais de urgência e emergência fora do horário normal.