Desenvolvimento Econômico - Segunda-feira, 16 de Julho de 2018

Programa Municipal de Educação Fiscal premia vencedores

A administração municipal de Pejuçara através da Secretaria Municipal de Educação SMEC entregou os certificados aos vencedores das escolas participantes do Programa Municipal de Educação Fiscal. De acordo com a professora Eliane Moura Zamberlan, responsável pela supervisão do programa o objetivo do projeto foi desenvolver ações fiscais nas escolas da rede oportunizando momentos de reflexão e aprendizado dos alunos sobre impostos, a relação com os serviços públicos e os impactos na vida econômica de cada cidadão.

Ao longo do programa, os alunos participantes foram submetidos, além da teoria, também à atividades práticas simulando num primeiro momento e depois adquirindo produtos nos estabelecimentos comerciais de Pejuçara desenvolvendo, desta forma, as habilidades de compra, venda, troca e entrega da nota fiscal ao finalizar a compra.

Isso ficou evidenciado a partir das ações do Programa de Integração Tributária – PIT que paralelamente ao Programa Municipal de Educação Fiscal fez com que os alunos participassem do concurso Dia “D” da Nota Fiscal contabilizando mais de 3,2 mil notas recolhidas no comércio pejuçarense entre os dias 16 de maio e 22 de junho. “Além de um ato simples de cidadania a participação de todos contribuiu para o sucesso nesta primeira edição”, frisou a professora Eliane M. Zamberlan. De acordo com ela, o programa apresentou resultados expressivos.

O prefeito Eduardo Buzzatti destacou que além de agregar valores a arrecadação do município, estes programas promovem a cidadania dos jovens estudantes e também dos pais que se envolvem na ação.

Programa Municipal de Educação Fiscal premia vencedores

As premiações foram entregues nesta segunda-feira(16) às turmas vencedoras conforme cada categoria, assim como previa o regulamento. Na categoria 1 – estudantes da Educação Infantil – Pré-Escola (A e B) foi premiada a turma do Pré-A/tarde da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster que recolheu 103 notas. Na categoria 2 – Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais(1º ao 5º ano) o prêmio foi para o 5º ano da tarde da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian com 280 notas recolhidas. O 4º ano/manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara também foi premiado com 273 notas recolhidas. Na categoria 3 - Estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) os premiados foram o 9º ano/manhã da Escola Estadual de Educação Basica Ângelo Furian que recolheu 297 notas e o 8º ano/manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara que recolheu 285 notas fiscais. Já na categoria 4 – Estudantes do Ensino Médio Diurno e Noturno a vencedora foi a turma da manhã do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian  com 35 notas recolhidas.

Programa Municipal de Educação Fiscal premia vencedores

Além do certificado todas as turmas vencedoras foram agraciadas com uma viagem de estudos a ser realizada no segundo semestre deste ano. A Coordenadora do PMEF Eliane Zamberlan adianta que para este semestre está previsto mais um Concurso Estudantil na Categoria Individual denominado "A Nota é Minha", com o lema: Cidadania se aprende todos os dias.