Desenvolvimento Econômico - Sexta-feira, 15 de Junho de 2018

Programa de educação fiscal submete alunos a prática no comércio local

Em mais uma ação do Programa de Educação Fiscal desenvolvido pela administração municipal através da Secretaria Municipal de Educação – SMEC, alunos da pré-escola ao 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara - EMEF participaram de uma experiência impar que integra o cronograma de atividades previstas a partir das oficinas de Educação Fiscal e Financeira realizada na escola.

Conforme a professora Supervisora do Programa Municipal de Educação Fiscal Eliane Zamberlan, os alunos trabalharam em sala de aula o orçamento familiar e empresarial e a partir disso visitaram um estabelecimento comercial de Pejuçara para desenvolver na prática o que haviam estudado em sala de aula.

Os educandos realizaram pesquisa de preços, analisaram a carga tributária sobre cada produto pesquisado e a repercussão disso no orçamento familiar. A compra dos produtos foi realizada com o CPF de um familiar, tendo em vista a inserção do município no programa Nota Fiscal Gaúcha.

Programa de educação fiscal submete alunos a prática no comércio local

O objetivo do projeto, conforme a professora Eliane Zamberlan, é desenvolver ações de educação fiscal nas escolas da rede a fim de oportunizar momentos de reflexão sobre impostos e sua relação com os serviços públicos de modo humanizador e cidadão deixando explicito ao aluno a importância do retorno de impostos ao município a partir de ações cidadãs que inibem, também, a sonegação fiscal. “Saem ganhando os cidadãos, os alunos com o aprendizado e o município que pode aplicar os recursos que retornam para os cofres municipais nas ações em prol de sua comunidade”, disse a educadora.

As atividades terão sequencia até o final de julho e outros estabelecimentos serão visitados.  Os alunos da Escola de Educação Infantil- EMEI também irão participar do programa que tem repercussão positiva no índice adicionado de ICMS de Pejuçara. O município de Pejuçara foi o segundo no Estado a implantar o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e a partir deste, também o Programa Despertar Empreendedor (PDE), que trabalham, além do empreendedorismo, também a Educação Fiscal e Financeira dos alunos.