Saúde - Quarta-feira, 13 de Junho de 2018

Ações do programa Saúde na Escola beneficiam alunos do colégio Ângelo Furian

A administração municipal de Pejuçara através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira(13) mais uma edição do Dia da Saúde na Escola. A atividade é desenvolvida através do programa federal Saúde na Escola, mantido pelos ministérios da Saúde e da Educação. A responsável pelo programa no município Franciele Beier, destacou que as atividades foram realizadas com alunos da Escola Estadual Ângelo Furian.

Foram verificadas as carteirinhas de vacinação, confeccionado o novo cartão SUS, além de verificações de peso e altura com nutricionistas, testes de acuidade visual, e avaliação da saúde bucal realizada por odontólogos da SMS. Os alunos da Escola Ângelo Furian também responderam a um questionário sobre hábitos alimentares, além de serem orientados durante as intervenções dos profissionais sobre saúde de uma forma geral. A responsável pelo programa Saúde na Escola Franciele Beier destacou que foram submetidos aos atendimentos os alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Ações do programa Saúde na Escola beneficiam alunos do colégio Ângelo Furian

O Coordenador Municipal de Saúde Erasmo Daronco lembrou a importância do programa no sentido da prevenção e da promoção à saúde dos estudantes. “O trabalho é feito no sentido de monitorarmos o aparecimento de quaisquer problemas de saúde para, de acordo com o que preconiza a legislação, encaminharmos através dos Programas de Estratégia em Saúde da Família(ESFs) os atendimentos e a prestação dos serviços necessários para a saúde dos alunos”, destacou.

Franciele Beier lembrou que na próxima quarta-feira(20) as ações serão desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental(EMEF) Pejuçara e na terça-feira(26) os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil(EMEI) receberão as ações do programa.

Programa Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola(PSE) desenvolvido através do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação em parceria com os municípios visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida dos educandos. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos à saúde e de atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e, de forma mais amplificada, estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e da Educação de Jovens e Adultos(EJA).