Administração - Terça-feira, 12 de Junho de 2018

DPM promove treinamento sobre o E-Social

Realizado no último final de semana em Porto Alegre o treinamento para oficiais e técnicos administrativos que atuam nos departamentos de recursos humanos nas prefeituras gaúchas. O 1º simpósio gaúcho sobre o E-Social na administração pública reuniu mais de 60 profissionais da área de RH tendo em vista o prazo estipulado para a entrada em operação do novo sistema no âmbito das administrações municipais. “Foi um curso muito proveitoso, porque fomos instruídos na teoria e pratica sobre o funcionamento do programa que passa a ser utilizado por todas as prefeituras em 14 de janeiro do ano que vem”, lembrou Simone Bresolin Zamberlan, oficial administrativa responsável pelo setor de recursos humanos que representou a prefeitura de Pejuçara no curso.

Na oportunidade também foram discutidos pelos profissionais, os reflexos e os rumos do referido tema, além do posicionamento frente ao cenário nacional e o estabelecimento de diretrizes para futuras ações da instituição promotora da capacitação. O 1º simpósio gaúcho foi promovido pelas Delegações de Prefeituras Municipais – Assessoria e Treinamento – DPM com participação da Dueto Tecnologia que atua na evolução e modernização da gestão pública.

O programa do Governo Federal prevê que as empresas de todos os faturamentos com funcionários prestem informações trabalhistas, tributárias e previdenciárias em um único sistema. O E-Social terá diversas fases de adequação, que vão desde agora até janeiro de 2019 e quem não cumprir as normas a partir da data poderá receber multas de até R$ 233 mil.

E-Social, é o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas