Educação - Quinta-feira, 07 de Junho de 2018

Criatec apresenta proposta para a administração de Pejuçara

O prefeito Eduardo Buzzatti(DEM) recebeu em seu gabinete nessa quinta-feira(7) os integrantes da incubadora de empresas – CRIATEC da Unijuí. A intenção da visita foi apresentar ao chefe do executivo o trabalho desenvolvido pela incubadora e propor a celebração de uma parceria no sentido de dar sequência ao Programa Despertar Empreendedor(PDE) que vem sendo desenvolvido na rede de ensino de Pejuçara.

Em sua explanação, a coordenadora da CRIATEC Maria Odete Palharini lembrou o Desafio Empreendedor que tem por objetivo estimular a criatividade por meio de atividades que auxiliem no processo de inovação, possibilitando aos participantes o exercício de sua capacidade de criar. Em Pejuçara o Programa Despertar Empreendedor já é desenvolvido há quatro anos com resultados significativos entre os alunos das séries iniciais e anos finais do ensino fundamental.

O prefeito Buzzatti destacou a necessidade de dar continuidade ao projeto já consolidado, porém propiciando novos momentos, onde os alunos possam buscar mais conhecimento para que no futuro empreendam e contribuam para o desenvolvimento do município. Neste sentido disse haver a necessidade de elaboração do que chamou de “agenda 2030”, um plano estratégico participativo de desenvolvimento onde haja a participação efetiva da sociedade.

Durante a visita os integrantes da CRIATEC assistiram a um vídeo produzido pela Secretaria Municipal de Educação (SMEC) que demonstra os resultados já obtidos e a satisfação dos alunos participantes do PDE. “Precisamos trabalhar mais o empreendedorismo discutindo com estes jovens o que eles querem para seus futuros, para o futuro do município onde vivem”. Um exemplo disso é o êxodo rural, a sucessão familiar precisa ser discutida e incentivada sob pena de ficarmos a margem da falta de mão-de-obra para produção no campo”, disse Buzzatti, que estava acompanhado na reunião, da Secretária Municipal de Educação, Carla Regina Decian e do Coordenador da Sala do Empreendedor, Luis Afonso.

Os integrantes da CRIATEC elogiaram a iniciativa do município, atento a necessidade de inserção do jovem no mercado de trabalho a partir do projeto que é desenvolvido nas escolas. “Não vim, o que estou vendo em Pejuçara em nenhum dos municípios que visitamos na região”, disse Maria Odete Palharini. Uma nova reunião será agendada nos próximos dias.