Saúde - Quinta-feira, 07 de Junho de 2018

Agentes do CEVS atuam em Pejuçara

A administração de Pejuçara através da Secretaria Municipal de Saúde está recebendo nesta semana a ação de agentes de saúde do Estado que estão atuando na coleta entomológica de larvas e pupas de simulideo(borrachudos).

De acordo com o coordenador de saúde Erasmo Daronco a coleta se dá para a identificação de espécie na região como prevê o programa estadual de controle de borrachudos. A ação é do Centro Estadual de Vigilância e Saúde(CEVS) e as amostras que serão coletadas até este dia 07 de junho serão analisadas pelo Laboratório Central – LACEN de Porto Alegre.

No Rio Grande do Sul o controle dos borrachudos é realizado com larvicidas biológico a base de Bacillus thuringiensis variedade israelensis sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde/Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde (SES-CEVS/DVAS).

O Programa tem como marco legal o DECRETO Nº 31.211, de 1º de agosto de 1983, que considerando os insetos conhecidos como "borrachudos" como inoportunos e havendo necessidade de providências de controle, esta ação fica respaldada pela legislação de polícia sanitária da SES.

Apoiaram a ação os Agentes de Endemias da SMS José Roberto de Oliveira e Clodoaldo Azeredo dos Santos, além do Fiscal Sanitário e Ambiental Francis Bisonhim. Representando o Centro Estadual de Vigilância em Saúde estão em Pejuçara Valter Jandir Menezes, assistente em saúde, Pedro Valentin B. Aquino, agente de campo e Darlan Rodrigues de Abreu, agente de saúde pública.

Agentes do CEVS atuam em Pejuçara