Obras - Terça-feira, 15 de Maio de 2018

PARABÉNS PEJUÇARA

Parabéns Pejuçara, 52 anos de emancipação O município de Pejuçara comemora nesta terça feira 15.05.2018, 52 anos de emancipação política administrativa. Localizado à 380Km da capital Porto Alegre, Pejuçara possui como principal via de acesso a RS 553. O município está posicionado geograficamente no Planalto Médio, na região Noroeste Colonial de Ijuí a 480m acima do nível do mar. A população pejuçarense está estimada em cerca de 4,5 mil habitantes, de acordo com o último censo(IBGE) na sua maioria moradores da zona urbana, mais de 64%. “Somos um povo ordeiro e trabalhador que vem ao longo dos anos, transformando as dificuldades em oportunidades”, lembrou o prefeito Eduardo Buzzatti(DEM) ao enaltecer, neste dia festivo para Pejuçara, a sociedade civil organizada que trabalha e trabalhou diuturnamente pelo desenvolvimento da cidade e o bem estar das pessoas. Pejuçara é município de solo fértil caracterizando-se por persuadir terras cultiváveis de forma continuada intensivamente e capazes de produzir boas colheitas de culturas anuais adaptadas, sem limitações à mecanização. Com uma população formada basicamente pela etnia italiana(85%), possuindo também descendentes de afros(10%), alemães(3%) e poloneses (2%), Pejuçara, antes distrito, expandiu-se vindo a se emancipar a partir da motivação de sua população trabalhadora num movimento iniciado em 1965 e que resultou num plebiscito realizado no, então distrito de Morotin. Tendo o resultado positivo a Assembléia Legislativa do Estado cria através da Lei nº 5.165 de 15 de dezembro de 1965 o Município de Pejuçara, mas este só seria instalado em 15 de maio de 1966 tendo como Interventor Federal Hildebrando Rodrigues Floriano. “São 52 anos de muito trabalho, dedicação e realizações. Conquistas alcançadas com união e esforço de um povo talhado pelo trabalho e com sede de desenvolvimento”, lembrou o prefeito Eduardo Buzzatti ressaltando a singular importância do setor produtivo e do comercio varejista de Pejuçara. No dia em que comemora seu 52º aniversário reitera-se que Pejuçara mantém até hoje características de seus ancestrais, isto se verifica na religiosidade, nas festas, comidas típicas e na agricultura, principal economia do município. “Sentimos-nos orgulhos e honrosos por estar neste momento ajudando na pujança deste município e agradecemos, parabenizamos a todos os munícipes pejuçarenses que de uma forma ou de outra trabalharam para a instalação, construção e desenvolvimento deste município. Que Deus abençoe Pejuçara”, disse o prefeito Eduardo Buzzatti. Pejuçara limita-se ao Norte com Panambi, ao Sul com Cruz Alta, a Leste com Panambi e Santa Bárbara do Sul e a Oeste com o município de Bozano.