Obras - Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2017

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DOS DANOS E PREJUÍZOS NA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE PEJUÇARA

As fortes chuvas que castigaram o Município de Pejuçara na madrugada do dia 13 de fevereiro, e, que se estenderam durante todo o dia 14 de fevereiro de 2017 afetaram drasticamente e de forma significativa as comunidades do interior do Município, fenômeno esse que causou impactos socioeconômicos e ambientais negativos nas comunidades afetadas.

Na área rural, aproximadamente 5 (cinco) localidades foram afetadas, e, grande parte dos prejuízos estão relacionados ao setor público, principalmente, aos danos e perdas nas estradas vicinais, pontes e bueiros. Já no setor privado os prejuízos estimados foram de aproximadamente 60 hectares de perda total nas plantações. Os maiores prejuízos na agricultura estão relacionados às culturas da soja e do milho. Na pecuária os principais prejuízos estão relacionados aos danos e perdas nas cercas e pastagens.

Salienta-se que os produtores de leite também tiveram inúmeras perdas, uma vez que, os caminhões das empresas de laticínios que transitam diariamente pelas estradas encontraram grandes dificuldades de se locomover diante das péssimas condições que restaram as estradas, além de encontrarem bueiros, pontes e pontilhões danificados.

Frisa-se que além da perda total de aproximadamente 60 hectares de soja e milho, o Município registrou inúmeras perdas parciais nas encostas do Rio Branco, Rio Caxambú e Rio Pedreira.

Segundo os dados encaminhados pelos moradores das localidades atingidas pelas fortes chuvas, a comunidade que registrou maior densidade pluviométrica foi a localidade de Vista Alegre, 200 mm em uma hora.

Diante do alto índice pluviométrico que se registrou em poucas horas na supramencionada comunidade, o canal que escoa a água não venceu a vazão e ocasionou danos na BR 285.

O Secretário Municipal de Obras, e a Policia Rodoviária Federal estiveram no local, e constataram que ocorreram desmoronamentos de terra as margens da BR 285, o que preocupa o Poder Público, e justifica a solicitação dos reparos, a serem executados em regime de urgência na base de sustentação da via.

Frisa-se, que a BR 285 registra diariamente grande fluxo de veículos, que se intensifica nessa época do ano.

Por fim, alude-se que o Município já esta trabalhando na reconstrução das vias desde o dia 16 de fevereiro, e, se nenhum fator externo e climático impedir, as obras serão concluídas em 10 dias.

Sendo o que tínhamos, colocamo-nos a disposição para maiores esclarecimentos suplementares que se fizerem necessários.