Obras - Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016

Lançada a revista dos 50 anos de Pejuçara

A sexta-feira (16) foi marcada pelo encerramento das atividades alusivas ao Cinquentenário do município de Pejuçara: a inauguração do Memorial do Cinquentenário e o lançamento da Revista Pejuçara. O Memorial dos 50 anos foi inaugurado em Cerimônia junto ao Museu Marcos Bresolin, com a presença de autoridades municipais e comunidade em geral. O objetivo do projeto foi criar um espaço de memória dentro do museu, um marco físico para o ano histórico de 2016. O Memorial conta com diversos objetos e materiais que remetem às comemorações dos 50 anos: fotografias, jornais, materiais gráficos, cartazes, troféus, entre outros. O projeto é uma realização da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e Museu Marcos Bresolin.

Já no Clube Recreativo Pejuçarense aconteceu o lançamento oficial da Revista Pejuçara – Administrações que fizeram história. O trabalho desenvolvido ao longo de 2016 foi coordenado pelo Editor Especial, jornalista Luiz Ronaldo Pinheiro. A revista traz a cronologia das 12 administrações que marcaram os 50 anos de Pejuçara como Município, além de curiosos acontecimentos envolvendo o processo emancipacionista. Com mais de 90 páginas, o longo processo de pesquisa cumpre o objetivo de organizar em um único documento memórias que formam a identidade pejuçarense no último meio século, tanto do ponto de vista da oficialidade quanto da comunidade.

O ponto alto da solenidade foi a homenagem ao senhor Valdir Zamberlan, o único membro da Comissão Emancipacionista do Município ainda vivo. A solenidade também foi marcada por homenagens aos prefeitos e vice-prefeitos que fizeram parte da construção político-administrativa de Pejuçara. A Revista Pejuçara destaca o espírito empreendedor do município, demonstrado na iniciativa da criação da Comissão Emancipacionista, em 1964, e que vem sido cultivado ao longo dos últimos 50 anos. A revista foi lançada pela editora i9, de Cruz Alta.