Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 10 de Novembro de 2016

Pejuçara realiza II Colheita e I Feira do PDE

Pejuçra realiza II Colheita e I Feira do PDE

Na quarta-feira, 9 de outubro, a Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal e Sala do Empreendedor, realizou a II Colheita e I Feira do Programa Despertar Empreendedor. Trata-se de uma mostra de trabalhos realizados pelos estudantes da Escola Municipal dentro do Curso JEPP-Jovens Empreendedores: Primeiros Passos, do SEBRAE-RS. Diferentemente do ano passado, este ano os alunos apresentaram seus projetos e também puderam realizar a comercialização dos produtos desenvolvidos.

O evento contou com a participação do gerente regional do SEBRAE, Claudiomiro Reis e da Gestora estadual de Educação Empreendedora, Rubianca Neves da Motta, além do prefeito em exercício Marcos Villani, a secretária de educação Maria de Lourdes Krabbe, o agente de desenvolvimento Luís Afonso Santos, o diretor da Escola Municipal Pejuçara, Valmir Sartori e demais autoridades. A Feira foi coordenada pela professora Carla Regina Decian.

À tarde, além da abertura oficial do evento, foi realizada uma reunião com os representantes do SEBRAE para a realização de alguns encaminhamentos para o ano de 2017. Está sendo planejado para fevereiro do ano que vem um workshop sobre empreendedorismo a ser trabalhado com os professores participantes do PDE, apresentando uma visão complementar do empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento econômico.

O evento é o resultado de um trabalho desenvolvido pela Administração Municipal de incentivo à educação empreendedora desde os anos iniciais, numa parceria com o SEBRAE/RS. O objetivo é criar na comunidade uma cultura empreendedora e de inovação, no intuito de formar cidadãos realizadores e inovadores que contribuam para o desenvolvimento do município. Os estudantes do 1º ao 9º ano apresentaram as seguintes ideias inovadoras:

Aromas – 1º ano;

Temperos – 2º ano;

Brinquedos ecológicos – 3º ano;

Aluguel de brinquedos infláveis – 4º ano;

Cupcakes – 5º ano;

Artesanato em Papel – 6º ano;

Retalhos – 7º ano;

Esquadrão Social – 8º ano;

Customização de roupas – 9º ano;

Marcenaria (móveis em madeira) Educação de Jovens e Adultos.