Obras - Sexta-feira, 16 de Setembro de 2016

DESFILE TEMÁTICO DOS 50 ANOS

Pejuçara realizou no feriado de 7 de Setembro o Desfile Temático do Cinquentenário. O Evento, que não foi realizado no dia 4 por questões climáticas, fez parte das comemorações dos 50 anos de Emancipação Político Administrativa do município, envolvendo centenas de participantes, que trabalharam na construção e realização do desfile, que narrou a história de Pejuçara durante este meio século.

Na abertura do Desfile Temático, a Banda do Centro Educacional Professora Iara Bergoli realizou sua performance, acompanhando a evolução de um Corpo de Bandeiras formado por estudantes do Município. O corpo trazia as Bandeiras do Brasil, do Estado do Rio Grande do Sul, do município, a bandeira dos 50 Anos e bandeiras das escolas. O momento ainda foi marcado pelo Hino de Pejuçara executado pelo quarteto de escaleta da Banda do CEPIB.

O Desfile Temático teve como peculiaridade a construção de uma narrativa dos últimos 50 anos de história através de diferentes setores da sociedade pejuçarense. Durante os preparativos do evento, grupos de trabalho foram divididos com o objetivo de produzir cada parte do desfile, dividido em temas amplos, mas que se complementaram ao longo da exibição.

No tema Povoamento e Imigração, representações das etnias formadoras do município, num resgate do início do povoamento da região que hoje se encontra Pejuçara; o tema Emancipação abordou o processo democrático que resultou na emancipação político-administrativa de Pejuçara, com representações dos protagonistas, das campanhas do “sim” e do “não” à emancipação pejuçarense.

A Religiosidade teve um amplo espaço no desfile e contou, entre diversos aspectos, a importância da Religião na cultura dos imigrantes, a construção da Paróquia São José, as mudanças dentro da Igreja Católica após o Concílio Vaticano II e outros aspectos que representam a fé da comunidade pejuçarense.

O Tema da Economia trouxe representações da evolução econômica de Pejuçara, essencialmente agrícola: dos modos rústicos de produção à agricultura mecanizada, além de pecuária, alimentação, representações do comércio local e o empreendedorismo.  Um dos pontos altos foi a Expo-Feira, que trouxe para o desfile as soberanas de cada edição do evento.

Os temas Cultura, Esporte e Lazer também se fizeram presentes na tarde do feriado, valorizando as práticas esportivas (com representações das equipes de diversas modalidades), valorização da leitura, do teatro, da dança e da cultura popular. O CTG Pealo da Amizade também marcou presença, destacando o papel da cultura gaúcha na formação cultural de Pejuçara.

Já na temática Educação, além de um importante resgate da história do sistema educacional no município, contou com a presença dos Professores Aposentados do Meio Rural, Vultos Homenageados da Semana da Pátria em Pejuçara, pela importante participação na construção dos últimos 50 anos de história. A área da Saúde foi representada através de um resgate histórico e contou com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Na parte final do Desfile Temático, o tema Política foi apresentado. Cada legislatura foi representada com uma fotografia oficial de cada prefeito (em mãos de familiares) e cada composição da Câmara de Vereadores correspondente (em mãos de estudantes do município). O Desfile Temático fechou com a presença das 12 Soberanas do Cinquentenário de Pejuçara.

Os 50 Anos de Pejuçara foram completados no dia 15 de maio. Mas as comemorações do Cinquentenário se espalham pelo Calendário Oficial. O Desfile Temático também substituiu este ano o tradicional Desfile Cívico, encerrando a programação da Semana da Pátria 2016.