Obras - Quinta-feira, 30 de Junho de 2016

Entregue Novo Prédio da EMEI Maria Schuster

Na noite da última quarta-feira (29), a Administração Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes, Turismo e Lazer (SMEC) realizou a Entrega do Novo Espaço da Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster – Proinfância. A cerimônia contou com a participação das autoridades municipais, equipe diretiva da escola, professores, funcionários, pais, alunos e comunidade em geral. O novo prédio fica na rua Alcides Frederico Linassi, nº 425, bairro Renascer.

As instalações atenderão inicialmente 76 alunos de 0 a 3 anos, envolvendo 10 profissionais, entre professores, monitores, merendeiras e serventes. Os demais alunos continuarão frequentando o antigo espaço (próximo à Brigada Militar). A solenidade de entrega foi marcada por apresentações da Banda e do Coral do Centro Educacional Professora Iara Bergoli (CEPIB), além do Hino de Pejuçara, interpretado por Theila Vincensi, do Coral Municipal Vozes.

Na ocasião, o prefeito Eduardo Buzzatti realizou uma explanação à comunidade do investimento realizado pela atual administração com recursos próprios para a concretização do projeto, destacando a importância do envolvimento de todos para a conclusão das instalações, que vem a somar no objetivo de atender todas as crianças do município.

A escola recebeu o novo espaço do Programa Proinfância em 2012, ainda em fase de conclusão, mas que veio contribuir para melhorias na qualidade da educação infantil de Pejuçara. A atual Administração deu continuidade em 2013, sendo necessária a realização de novos investimentos para a conclusão da obra. Somando os recursos do próprio município e recursos federais, foram investidos na obra R$ 1.086.373,95.

Investimento na Educação Infantil

Entre 2013 e 2016, a Administração investiu em recursos municipais R$ 319.303,22 para a conclusão da obra, cerca de 75% do total. Em vídeo, foram apresentados em detalhes todos os investimentos no projeto.

Foram investidos R$ 27.236,10na rede elétrica: construção da cabine elétrica, limpeza de transformador e demais serviços relacionados à iluminação.Outro investimento importante foi a construção de um muro de contenção, visando a segurança tanto dos alunos quanto dos moradores das novas unidades habitacionais visinhas ao prédio, no valor R$168.710,00 em recursos próprios.

Também foram realizadas obras no entorno: 250 cargas de caminhão como base de terra, mais horas máquina e carregador; Cercamento com tela ondulada; Pavimentação, com 450 metros em Pedras
irregulares de basalto; além de muros em frente e na lateral do novo espaço da EMEI, com reboco e concerto de calçadas. O total investido foi R$ 73.974,64.

Também foram investidos R$ 47.907,33 em infraestrutura: lavagem e pintura do prédio, novos cordões no Passeio público, trocas de vidro, plantio do gramado, fechaduras, pintura de bancos e calçadas, reparação em danos elétricos, instalação de gás, computador com nobreak, material elétrico para ventiladores, relógios de parede; instalação de climatizadores; divulgação, placas, fachada, manutenção de imóveis; ornamentação, lixeira e serviços diversos.

Em 2013, a Atual Administração liberou junto ao Governo Federal R$ 68.020,00 para a Aquisição de móveis e equipamentos para o novo espaço.  Juntamente com os R$ 594.890,87 investidos até 2012, totalizou R$ 662.910,00. A gestão anterior também já havia investido uma contrapartida de contrapartida R$ 105.905,61.

Trabalho da EMEI Maria Schuster

A educação infantil tem sido um dos principais destaques da área da educação no município de Pejuçara. Inicialmente através da Creche Municipal Maria Schuster, a educação infantil começou suas atividades em 15 de maio de 1988, vinculada à Secretaria de Assistência Social.

Em 1992, a área foi duplicada, aumentando os atendimentos em 50%. Em 1999 passou a demoninar-se Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster, vinculada a partir deste ano a Secretaria de Educação, recebendo apoio pedagógico e administrativo. Desde então, recebeu uma ampliação de espaço em 2007 e 2011, com a inauguração do 2º Bloco. Em 2012, recebeu o novo prédio do Programa Pró-Infância, que foi finalizado na última quarta-feira. As atividades no novo espaço já terão início na próxima segunda-feira (4).