Educação - Terça-feira, 07 de Junho de 2016

Um olhar sobre a bovinocultura de leite nos 50 Anos de Pejuçara

Em comemoração aos 50 anos do Município realizou-se no dia 21 de maio o 1º Passeio sobre Rodas.  A EMATER/RS –ASCAR, em parceria com a Secretaria da Agricultura, CEPIB - Centro Educacional Professora Iara Bergoli e Conselho do Meio Ambiente, elaboraram uma maquete sobre rodas representando uma propriedade rural vinculada a atividade leiteira. Esta maquete ficou exposta na Praça Visconde de Rio Branco em meio às  atividades do Sesc RecreArte. Nos dias 23 e 24 de maio, a maquete percorreu as escolas do Município e o grupo da melhor idade. Na ocasião foram apresentados os elementos que compunham o modelo de propriedade rural, mostrando de forma didática as questões ambientais relacionadas a atividade, como Área de Preservação Permanente, Reserva Legal, importância da mata ciliar, utilidades da esterqueira, entre outros.

Para a confecção desta maquete as entidades envolvidas contaram com a colaboração e experiência do Extensionista Rural da EMATER de Não-Me-Toque Celso Siebert, Coordenador do Centro de Treinamento de Agricultores de Não-Me-Toque (CETAJ) e responsável pela idealização e montagem das maquetes expostas pela EMATER no Estado do Rio Grande do Sul.

(Informações: EMATER/RS - ASCAR)