Educação - Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2016

ALUNOS DO VER-SUS DIALOGAM COM GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu na última segunda-feira (18) uma equipe de estudantes universitários que fazem parte do projeto Vivências e Estágio na Realidade do Sistema Único de Saúde, o VER-SUS. Foi uma tarde de diálogo e troca de saberes entre estudantes de diferentes universidades (públicas e privadas), com os profissionais responsáveis pela gestão da saúde no âmbito do município de Pejuçara.

O projeto VER-SUS/Brasil busca estimular a formação de trabalhadores para o SUS, comprometidos eticamente com os princípios e diretrizes do sistema e que se entendam como atores sociais, agentes políticos, capazes de promover transformações. Através de uma imersão teórica, prática e vivencial dentro do sistema de saúde, os participantes do projeto experimentam um novo espaço de aprendizagem: o cotidiano de trabalho das organizações e serviços de saúde, com objetivo de formar profissionais comprometidos ético e politicamente com as necessidades de saúde da população.

Na ocasião, os estudantes foram apresentados às ações desenvolvidas pela Secretaria de Saúde no contexto pejuçarense. O secretário Erasmo Daronco relatou os desafios de fazer gestão em Saúde no interior do estado, bem como as experiências junto à comunidade. Os alunos puderam conhecer a estrutura do sistema de saúde do município, que atualmente conta com 52 profissionais do SUS e agentes de saúde que atendem nas Estratégias da Saúde da Família, cobrindo tanto o perímetro urbano quanto as comunidades do interior.

Os profissionais da secretaria também relataram o sucesso de algumas experiências recentes, como a Criação do Conselho Municipal de Saúde e o trabalho de mobilização intenso em todas as localidades do município na preparação para a última Conferência Municipal de Saúde. Foi apresentado também o trabalho junto ao Grupo de Apoio aos Pacientes Oncológicos e o NASF- Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Destaca-se em Pejuçara a intensa participação da comunidade na cobrança constante tomada de decisões relacionadas à área.

O VER-SUS é realizado numa metodologia de imersão com duração de 7 a 15 dias, de forma transdisciplinar, com a participação de estudantes de graduação, residentes, técnicos e movimentos sociais. Nesse período, os participantes ficam hospedados juntos para que ocorram momentos de diálogo e troca de experiências relacionadas às vivências de cada dia. São realizadas atividades de aprofundamento teórico, a partir de seminários e oficinas didático-pedagógicas sobre aspectos da gestão do sistema, estratégias de atenção, exercício do controle social e processos de educação na saúde e no campo