Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015

LANÇAMENTO DO SELO POSTAL DOS 50 ANOS

Na noite da última terça-feira (15), a Administração Municipal realizou o lançamento oficial do Selo Postal comemorativo aos 50 anos de emancipação do município de Pejuçara. O evento, realizado no Centro do Idoso, marcou o início das comemorações do cinquentenário pejuçarense, em maio de 2016.

A data de lançamento do selo tem um significado especial para a comunidade, pois nesta data, em 1965 a Assembleia Legislativa aprovou decreto que oficializava a criação do município. No ano seguinte aconteceria a instalação.

A cerimônia foi um primeiro momento de celebração da história e do povo pejuçarense. Um VT especial mostrou aos presentes uma retrospectiva histórica e cultural do município, com o anúncio do documentário especial dos 50 anos, a ser lançado no próximo ano. O documentário irá abordar aspectos da formação social, cultural e da memória viva do município. O ex-prefeito municipal Valmir Mioso foi homenageado, pronunciando-se como o primeiro servidor público com carteira assinada em Pejuçara. Já o Coral Municipal Vozes, regido pelo professor Rodrigo Martins apresentou a canção “Aleluia” e o Hino Municipal.

A coordenadora regional dos Correios, Fabiane Lauxen parabenizou os 50 anos de história e desenvolvimento do município e principalmente a iniciativa de perpetuar a data. A destacou a abrangência nacional da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, cuja história é fundamental para o desenvolvimento do país. “Com o espírito de aproximação com as comunidades, lançamos o selo personalizado. É um veículo de comunicação que abrange todo o país e até fora dele, divulgando marcas, datas e eventos, além de ser uma peça de colecionador”, afirmou.

Já o prefeito municipal Eduardo Buzzatti reafirmou o privilégio de estar à frente da gestão municipal no ano do cinquentenário. Destacou a importância das etnias formadoras do município e os saltos de desenvolvimento ao longo da história. Segundo Buzzatti, atualmente 65% da população pejuçarense vive na zona urbana, mas a agricultura é o grande destaque, pois corresponde a mais de 85% da arrecadação municipal: “Pejuçara passou por vários ciclos econômico: do trabalho braçal ao sistema de alta tecnologia e produtividade; somos destaque na área de educação, saúde, assistência social e esportes; temos uma renda per-capita destaque no estado e alto índice de desenvolvimento humano”. O prefeito ainda destacou o espírito de religiosidade e trabalho como marcas profundas dos pejuçarenses. “Ao lançarmos o selo, estamos dizendo ao estado, ao Brasil e ao mundo que Pejuçara está em festa”, finalizou.