.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Obras - Segunda-feira, 07 de Dezembro de 2015

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

PROFISSÃO CATADOR

PROFISSÃO CATADOR


PROFISSÃO CATADOR

Projeto Profissão Catador inicia diálogo com o município de Pejuçara

Uma comitiva liderada pelo prefeito Eduardo Buzzatti visitou na última quinta-feira (3) a central do projeto Profissão Catador, em Cruz Alta. A equipe foi recebida pelas coordenadoras Isadora Cadore Virgolin e Enedina Silva, que apresentaram o trabalho desenvolvido pelo projeto em Cruz Alta e municípios da região. O objetivo foi realizar um primeiro contato com o Profissão Contador e estabelecer um diálogo entre o projeto e a Administração Municipal. Integraram a comitiva, além do prefeito municipal, o secretário de agricultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico, Irineu Pereira da Costa, o agrônomo e licenciador ambiental Felipe Oberdorfer e o fiscal ambiental e sanitário Francis Bisognin. Na ocasião, as coordenadoras relataram o sucesso da experiência no município de Cruz Alta, as ações desenvolvidas e o papel desempenhado pelo projeto na emancipação social e econômica dos catadores de materiais recicláveis. A reunião abriu um canal de diálogo para a possibilidade futura do Profissão Catador ser desenvolvido também em Pejuçara.

O Profissão Catador é um projeto de extensão da Universidade de Cruz Alta desenvolvido desde 2006, patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental. O propósito é constituir uma rede de comercialização de materiais recicláveis, fortalecer a organização sócio-econômica dos catadores e expandir o trabalho de organização para municípios da região. Na primeira fase do projeto foram criadas e organizadas 4 associações de catadores em Cruz Alta. A renovação do projeto com a Petrobras permitiu a abertura de uma segunda fase, denominada Profissão Catador II, que busca o fortalecimento das associações existentes e a expansão das ações para outros municípios da região.

Atualmente, o projeto alcança os municípios de Júlio de Castilhos, Tupanciretã e Salto do Jacuí. As coordenadoras apresentaram como funciona o trabalho do projeto com os catadores de material reciclável, as formas de organização baseadas em princípios de autogestão e economia solidária, o papel de conscientização sobre a importância de uma política de coleta seletiva por parte do poder público e as ações que promovem a emancipação social e espírito empreendedor entre os catadores de materiais recicláveis. O Profissão Catador oferece através da Universidade de Cruz Alta todo o suporte necessário para a organização, capacitação e articulação dos participantes do projeto. Após a reunião, a comitiva visitou duas associações de catadores no município, onde conversaram com os associados, conheceram as rotinas de trabalho e a produção de vassouras de garrafas PET. O prefeito Eduardo Buzzatti explicitou o contexto pejuçarense de coleta de materiais recicláveis e afirmou o interesse da administração municipal em dialogar com o projeto, dado os benefícios sociais, econômicos e ambientais que a iniciativa tem colhido nos municípios por onde passa.

PROFISSÃO CATADOR



252 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2024

R$ 505,78

.
URM - 2024

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.