Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 02 de Dezembro de 2015

Colheita do JEPP

Pejuçara já iniciou o mês de dezembro em clima de celebração. Nessa terça-feira (1º) foi realizada a Colheita do JEPP – Programa Jovens Empreendedores: Primeiros Passos. Turmas do 1º ao 9º ano da Escola Municipal Pejuçara organizaram no Salão Paroquial uma exposição de seus empreendimentos desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Com o objetivo de disseminar a cultura empreendedora entre crianças e adolescentes, o projeto está na sua segunda edição no município, desenvolvido numa parceria do SEBRAE/RS com a Administração Municipal, visando à preparação dos futuros empreendedores para o mercado de trabalho. Participaram da cerimônia de abertura da colheita, o prefeito municipal Eduardo Buzzatti,o vice-prefeito Marcos Vilani, o gerente regional de políticas públicas do SEBRAE, Claudiomiro Reis, a secretária de Educação Maria de Lourdes Krabbe, os coordenadores da Sala do Empreendedor Luiz Afonso Santos e João Carlos Martins, a coordenadora do projeto na Escola Munipal, Carla Decian e o diretor Valmir Sartori.

Segundo Carla Decian, o nome “Colheita” é uma analogia ao espírito empreendedor que acompanhou a história do município, que possui uma economia essencialmente agrícola: “Nós professores plantamos a semente, que é o conhecimento, na terra, que são os alunos. Trata-se de um resgate da cultura empreendedora de nossos antepassados”, afirmou. “Através dessa parceria com o SEBRAE queremos resgatar progressivamente essa cultura e contribuir para o desenvolvimento de todos os setores de nossa sociedade”.

Já o prefeito Eduardo Buzzatti destacou em seu pronunciamento os resultados positivos da parceria com o SEBRAE/RS e que a administração municipal acredita na cultura empreendedora do município. Lembrou também que, segundo pesquisa referente ao período entre 2010 e 2011, o nível de empreendedorismo de Pejuçara está em 28% e atualmente ocupa a 333ª posição neste quesito no Rio Grande do Sul, sendo iniciativas como o JEPP necessárias para o desenvolvimento empreendedor no município.  “Peço para que continuamos mobilizados neste projeto, pois estamos garantindo o futuro de nossas crianças e de nosso município”, finalizou.

Implementado no município em 2014, o JEPP apresenta práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social). A educação empreendedora incentiva os estudantes a pensarem criativamente, transportar o conhecimento intelectual para conhecimento prático, integrar saberes e gerar novas percepções.

Dentro desta perspectiva, a mostra realizada no Salão Paroquial apresentou os resultados que o projeto tem colhido ao longo de dois anos de implementação. Alunos entre seis e dezesseis anos exibiram à comunidade suas propostas empreendedoras.A turma do 1º ano apresentou seu projeto “O mundo das ervas aromáticas”, enquanto a do 2º ano desenvolveu um trabalho com temperos naturais. O 3º ano desenvolveu brinquedos reciclados com o projeto “Recicle e Brique”. Já o 4º ano apresentou uma ideia que une sustentabilidade e empreendedorismo, com o “Loka Bike”, em que propuseram o aluguel de bicicletas. O 5º ano exibiu a sua confeitaria e o 6º um trabalho com papéis reciclados. Os estudantes adolescentes realizaram ações voltadas para o desenvolvimento sustentável, como artesanato a partir de materiais recicláveis (7º ano), um projeto de empreendedorismo social (Cidade Limpa=vida melhor, do oitavo ano) e o projeto Novas Ideias e Grandes Negócios, em que alunos do 9º ano fabricaram copos a partir de garrafas de vidro.

Colheita do JEPP