Obras - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015

FORMATURA DO PROERD

PROERD forma mais de 100 alunos da rede pública em Pejuçara

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD encerrou as atividades do ano de 2015 em Pejuçara na tarde desta sexta-feira (27/11), com a solenidade de formatura dos estudantes do 5º e 7º ano das escolas da rede pública. A cerimônia ocorreu no Salão Paroquial, com a participação de pais, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara e da Escola Estadual de Educação Básica Ângelo Furian.

O PROERD iniciou seu trabalho junto aos alunos em agosto, sendo as aulas ministradas pela soldado PM Layse Lago Ignácio incluídas na grade curricular do segundo semestre. Além de orientações sobre prevenção às drogas, o objetivo do contato com os estudantes perpassa a construção do autoconhecimento e autocontrole emocional diante das escolhas nesta fase de transição para pré-adolescência.

O programa formou neste semestre 106 estudantes, sendo 56 da Escola Ângelo Furian (18 alunos do 5º ano e 38 do 7º ano) e 64 alunos da Escola Municipal Pejuçara, sendo 40 do 5º ano e e 24 do 7º ano. Estiveram presentes na solenidade o prefeito Eduardo Buzzatti, a secretária de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, major Paulo Roberto de Freitas – representando o Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Alto Jacuí (CRPO/AJ) e o comandante interino do 16º Batalhão de Polícia Militar, capitão Rogério Nevinski, além dos diretores Valmir Sartori (EM Pejuçara) e Sandra Andreolla (Ângelo Furian).

Em seu pronunciamento, o prefeito Eduardo Buzzatti saudou os formandos e seus familiares, se congratulando especialmente com a instrutora Layse Lago Ignácio pela sua capacidade pedagógica junto aos alunos. Buzzatti salientou que embora a dificuldade que os setores da segurança pública vivem, existe uma perfeita integração entre a Brigada Militar e o Município no sentido de combater e prevenir a criminalidade. Na opinião do prefeito, com o apoio da Administração e das escolas "o programa retornou em Pejuçara para ficar".

O PROERD é realizado pela Brigada Militar desde 1998, através de policiais militares voluntários. Baseado no programa norte-americano D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education), criado em Los Angeles (CA) nos anos 80, é aplicado em 50 países. O programa já foi desenvolvido em 451 municípios e formou mais de 600 mil alunos das escolas rede pública e privada do estado. Desde 2009 é considerado política pública de prevenção ao uso de drogas no RS.

(texto Davi Pereira/fotos Luiz Pena Pinheiro)

FORMATURA DO PROERD