Obras - Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015

FAXINA AMBIENTAL

Patrulha Ecológica fez faxina ambiental no trevo da BR-158

O grupo de estudantes que integra a Patrulha Ecológica esteve realizando na manhã de terça-feira, dia 17/10, uma faxina ambiental nas imediações do entroncamento da BR-158 e a RS-553 – que é a faixa de acesso a cidade de Pejuçara. O mutirão foi coordenado pelas professoras Silvia Belles da Cruz, Carla Decian e Daiane Amaral, mais o suporte operacional das secretarias municipais de Obras e Agricultura. O secretário Irineu Pereira da Costa, da Agricultura, e o Coordenador Municipal de Trânsito Oneide Gelatti acompanharam toda a operação junto com dois integrantes da Polícia Rodoviária Federal.

O resultado do mutirão foi uma carga de caminhão com mais de 200 quilos de lixo. Durante mais de três horas todo o entorno do trevo da BR-158 foi percorrido, com as crianças equipadas com luvas recolhendo todo o tipo de entulho que foi jogado de forma irresponsável pelos transeuntes. Muitos sacos ficaram cheios com garrafas PET, latas de refrigerante e cerveja, entre outros recipientes plásticos e de vidro. Também foram recolhidos três pneus de caminhão e veículos leves que estavam no meio da vegetação.

À medida que o lixo era coletado, os integrantes da Patrulha Ecológica manifestavam a sua indignação pelo descaso e a irresponsabilidade das pessoas que passam por aqueles locais deixando um rastro de poluição ambiental. Para finalizar a atividade e, com o auxílio da policia rodoviária, alguns veículos foram parados para receber uma sacolinha ecológica, confeccionada em tecido TNT, para ser utilizada pelos motoristas como lixeira. “Foi uma espécie de provocação no sentido de que os motoristas evitem jogar o lixo pela janela e também defendam essa ideia com os demais”, afirmou uma das coordenadoras do projeto “Cuidando do Que é Nosso” professora Carla Regina Decian.

A segunda faxina ambiental está programada para o dia 8 de dezembro, desta vez na outra faixa de acesso à cidade, a RS-512, que tem como ponto de ligação o entroncamento da BR-285 (Panambi-Ijuí). A faixa está localizada nas proximidades da Vila Zamberlan e também é considerada um dos pontos mais críticos em relação ao descarte irregular de lixo. Este trecho é bastante utilizado por pessoas da comunidade para caminhadas e as observações dão conta da existência de muito lixo nas margens da rodovia.

Depois da limpeza e conservação, haverá a colocação de placas indicativas alertando sobre a proibição do descarte de qualquer tipo de lixo e entulho nas estradas de acesso. Está previsto ainda como complemento do projeto, o plantio de mudas de palmeiras da variedade “juçara” ao longo das entradas do Município, criando uma alameda linear que acompanhe as estradas. Esta ação vai resgatar o significado da palavra “Pejuçara” que dá nome ao Município e em tupi-guarani significa “caminho das palmeiras”.

FAXINA AMBIENTAL