Educação - Terça-feira, 10 de Novembro de 2015

SENAR concluiu curso de Empreendedorismo Rural

EMPREENDEDORISMO

Senar encerrou programa rural que teve duração de um ano

O Senar/RS concluiu em Pejuçara, na noite de quinta-feira (06/11), o último módulo de uma série de 17 encontros do Programa Empreendedor Rural/PER, que foi conduzido no auditório do Sindicato Rural pela instrutora Leila Cristina Thomas. O evento teve a presença do Supervisor Regional/Missões Herton Lima, o consultor da Casa Rural/Farsul Ernani Cezar Bernardi, o prefeito Eduardo Buzzatti e o presidente do Sindicato Rural Lauro Stella.

O programa PER teve a duração de um ano, com a realização de dois módulos por mês, desde a sua primeira aula em 6 de novembro de 2014. A turma inicial de 16 alunos perdeu nessa linha de tempo alguns dos seus integrantes, por diferentes motivos, encerrando com um grupo de 10 formandos.

Essa experiência com o grupo pejuçarense foi para o Senar/RS a primeira como laboratório na aplicação do currículo do PER, um dos programas mais completos e modernos recém chegados ao Estado, no ano passado. O conteúdo está organizado em aulas teóricas e práticas que exigiram muita dedicação e persistência dos participantes.

O programa foi focado em três eixos principais: gestão do conhecimento, desenvolvimento humano e projeto do empreendimento.  A partir desses três temas o estudo envolveu os participantes em diversas oficinas. “A finalidade principal é qualificar e levar todos à compreensão do sistema em que ele está inserido” avaliou a instrutora Leila Thomas.

“A medida que os participantes vão se comprometendo com o programa PER, isso acaba facilitando o repasse do conteúdo que leva a uma visão de importância da gestão do agronegócio” explica Leila.

A proposta é em alguns aspectos fazer o produtor sair do amador para o profissional. Para ela, "o PER trabalha o componente de gestão rural e análise econômica da sua atividade, complementando a sua formação mais ampla de participação no setor do agronegócio”.

SENAR concluiu o curso de Empreendedorismo Rural