Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 09 de Outubro de 2015

INSTITUTO FARROUPILHA

Pejuçara presente na “Mostra Portas Abertas” do campus Panambi

A “Mostra Portas Abertas” realizada nos dias 6 e 7 de outubro pelo Instituto Federal Farroupilha, de Panambi, recebeu a visita de mais de 600 participantes, entre professores, alunos de ensino fundamental e médio, autoridades, empresários, imprensa local, além da comunidade da região. De Pejuçara, atenderam ao convite da instituição para fazer um tour pelo campus o prefeito Eduardo Buzzatti, a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Krabbe, o vereador João Carlos Martins e o assessor de imprensa Luiz Pena Pinheiro.

A estrutura da instituição impressionou a todos pelos excelentes laboratórios que foram montados para os cursos oferecidos. Na grade dos cursos integrados estão: Automação Industrial, Química e Manutenção/Suporte em Informática, e nos cursos subsequentes: Controle Ambiental, Edificações e Pós-colheita. A novidade para 2016 é o curso de tecnólogo em Produção de Grãos – que vai preparar profissionais para trabalhar com especialização em grãos em nível de campo.

Atualmente o instituto possui 1.270 alunos no regime de estudo presencial e à distância e um corpo docente de 60 professores. A diretora geral Ana Rita Kraemer da Fontoura e o diretor de ensino Alessandro Bazzan, acompanharam a visitação dos pejuçarenses por todos os laboratórios e demais instalações. Eles informaram que o campus do IFF de Panambi está instalado numa área de 54 hectares e está completando cinco anos de fundação. Por esse motivo, anteciparam o convite das comemorações que acontecem no mês de dezembro.

O prefeito Eduardo Buzzatti comentou que o interesse pelo ingresso no instituto entre a comunidade escolar de Pejuçara aumentou muito nos últimos anos. A primeira turma a estudar no IFF Farroupilha foi de seis alunos, depois subiu para 12 e, agora, já são 19. A administração municipal incentiva essa formação técnica subsidiando o transporte, com cedência de ônibus, combustível e motorista. “Os pais contribuem para a manutenção do veículo e alimentação do motorista”, informou a responsável pela SMEC.

A “Mostra Portas Abertas”, segundo a professora Sirlei Rigolanzo, funciona como um fator motivador na escolha dos alunos pelo curso oferecido. É uma combinação das aspirações pessoais e a vocação que os alunos acabam manifestando quando vivem esta experiência no ambiente do Instituto. Conforme depoimento obtido pela relações públicas Tina Franchi, a professora de matemática da Escola Adolfo Kepler, Naiara Lopes, afirmou que “a maioria dos alunos do 9º ano está interessada em estudar no IF Farroupilha, pois é uma escola referência na região”.

Esta qualidade nos processos de aprendizagem, conforme o professor Carlos Rodrigo Lehn, é um dos grandes diferenciais do IF Farroupilha. Diante da possibilidade de reunir elementos da teoria e da prática, a escolha recai sobre um sistema educacional, com a grande contribuição daquilo que assume sobre o sujeito e o conhecimento. Pejuçara terá até o final do ano um tecnólogo em Sistema Para Internet, com a conclusão do curso pelo aluno Ruan Cézar Rodrigues. De acordo com ele, sua especialização poderá ser desenvolvida “in home” com todas as condições para o exercício da profissão.

INSTITUTO FARROUPILHA