Meio Ambiente e Agricultura - Domingo, 04 de Outubro de 2015

DIA DO IDOSO

Uma festa divertida marcou a comemoração do Dia do Idoso

A vida na terceira idade precisa ser divertida. Foi essa a sensação deixada pelas mais de 150 pessoas que participaram da comemoração pela passagem do Dia do Idoso ocorrida nas dependências do CTG Pealo da Amizade, na tarde do dia 01/09, quinta-feira. O evento coordenado pela Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, reuniu os integrantes dos Grupos Girassol e Conviver/CRAS, seus padrinhos e madrinhas, autoridade e convidados.

ABERTURA -

A abertura oficial do evento foi realizada prefeito Eduardo Buzzatti que falou sobre o trabalho promovido pela Secretaria de Assistência Social na integração e fraterna convivência que existe entre as pessoas eu fazem parte da “melhor idade”. Em nome do Executivo, Buzzatti assinou e fez a entrega de um Projeto de Lei ao Legislativo para implantação das políticas sociais dos idosos, a partir de 2016, com a criação do Conselho Municipal, Estatuto e Fundo Assistencial.

O documento foi recebido pelo presidente da Câmara Daniel Vincensi, na companhia dos vereadores João Carlos Martins, Rejane Oberto Linassi e Carina Leal Zambra. Buzzatti repetiu que este é mais um gesto da Administração pelo controle social das instituições e vai aprimorar o atendimento e na valorização dos idosos dos grupos de convivência vinculados ao CRAS - Centro de Convivência de Assistência Social/CRAS” conforme prevê o Programa de Governo 2013/2016.

AI, AI, AI...-

Depois do ato oficial, vieram as brincadeiras que estavam prometidas. Primeiro, uma turma de casais embalados pela música “Os velhinhos”, entrou no salão se queixando de dores pelo corpo e totalmente incomodados. Uma cena muito comum daqueles que passam os dias reclamando da vida, da debilidade natural do corpo e da idade avançada. No meio de toda daquela irritabilidade ocorre uma transformação. Os casais resolvem mandar as queixas prá longe e caem na dança rodando pela pista do CTG embalados por um vanerão. Fica a pergunta: que tipo de idoso você quer ser?

O que já estava divertido ficou ainda melhor com a entrada em cena do show humorístico “As Primas”. A apresentação colocou no palco duas malucas – Milka Rotweiller e Irma Volkswagen - interpretadas pelos atores Alano Fernandes e Luís Fernando Irgang, de Ijuí. A maioria do público presente ainda não tinha assistido nenhuma das outras duas exibições da dupla realizadas em Pejuçara. E elas deram mais uma mostra do que são capazes para provocar o riso da plateia, mesmo que para isso seja preciso fazer alguns pagarem “mico”. Afinal se é humor tem que fazer rir. Tudo pela arte e por uma boa causa.

NOVOS INTEGRANTES –

Um dos momentos especiais da festa foi a apresentação e acolhida aos novos integrantes do grupo da Terceira Idade. A saudação de boas-vindas foi dada pela orientadora social Suzete Mafini desejando que se sintam integrados com alegria. Passaram a fazer parte do grupo de convivência do CRAS: Isolina Nerli Mantovani - madrinha Anadir Daronco, Sonilde Bronzatto - madrinha Carina Zambra, Gessi Terezinha Fagundes - madrinha Suzana Mori, João Leal – madrinha Camila Leal, João Fagundes- madrinha Elzira Fagundes de Lima, Miraci Estevan- madrinha Leda Buzzatti Della Méa, Eva M. Thomé da Cruz- madrinha Marcia da Silva Machado e Heluisa Barcelos da Silva - madrinha Eliane Moura Zamberlan.

Esta homenagem aos idosos tem sido uma comemoração tradicional em Pejuçara e estava agendada desde o início do ano no calendário oficial de Eventos do Município. Diante da situação de instabilidade financeira que vive a União e o Estado, com reflexo na economia dos Municípios, este evento ainda foi mantido junto com o Natal. O prefeito Eduardo Buzzatti tem declarado que, conforme a política de contenção de despesas em curso em todos os setores da Administração Municipal, nos próximos três meses todos os demais eventos estão cancelados, como medida de economia.

DIA DO IDOSO