Saúde - Sexta-feira, 04 de Setembro de 2015

FAMURS mediou negociação da dívida do Estado com os pequenos hospitais

Buzzatti integrou mesa diretora da FAMURS

que discutiu a crise dos pequenos hospitais

O prefeito de Pejuçara Eduardo Buzzatti participou na última sexta-feira (dia 28/8) da mesa diretora da FAMURS – Federação dos Municípios do RS, que elaborou a proposta enviada ao governo estadual para evitar o fechamento dos hospitais de pequeno porte. O encontro aconteceu na sede da federação, em Porto Alegre, com a participação de prefeitos e gestores de saúde de 76 municípios gaúchos. O prefeito pejuçarense foi um dos mediadores das discussões que defende a retomada do incentivo de R$ 3,9 mil por leito para os hospitais. Ao todo, são R$ 30 milhões por ano que o governo do Estado deve destinar às prefeituras para auxiliar na manutenção dos 125 hospitais com menos de 50 leitos no RS.

Durante audiência com o governador José Ivo Sartori, durante a tarde de sexta-feira, o Estado reconheceu uma dívida de R$ 6 milhões com os HPPs e prometeu quitar os atrasos até o final do ano. O prefeito Eduardo Buzzatti disse que a confirmação de que esses valores serão liquidados vai permitir dar uma sobrevida ao funcionamento e manutenção dos pequenos hospitais, como a Casa Beneficente de Saúde Rio Branco, de Pejuçara. “As dificuldades são de toda ordem desde a falta de pagamento a funcionários e fornecedores, reposição do estoque de material e medicamento, entre outros” afirmou Buzzatti. Ficou agendado para o dia 15 de setembro um novo encontro, na sede da FAMURS, com a presença do Secretário Estadual de Saúde João Gabbardo.

FAMURS mediou negociação da dívida do Estado com os pequenos hospitais