Obras - Sexta-feira, 28 de Agosto de 2015

PEJUÇARA:

ARBORIZAÇÃO É MAIS UMA ETAPA DA

REVITALIZAÇÃO DA AVENIDA PRINCIPAL

Mais de 250 mudas de árvores estão sendo plantadas nas 12 quadras que fazem parte da Avenida Antônio Alves Ramos, que corta a zona urbana de Pejuçara de um extremo ao outro. Este projeto de arborização construído com a participação da Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Municipal do Meio Ambiente prevê o plantio de variedades exóticas de pequeno e médio porte, considerando a fiação elétrica e o impacto do sistema radicular sobre os passeios públicos.

A elaboração do projeto foi feita pelo gestor ambiental Dimas Mastella. Ele explica que na parte onde existe rede elétrica estão sendo plantadas as variedades murta e a manacá-da-serra, que são mudas de pequeno porte e não comprometem a fiação. As plantas do gênero murta são plantas arborescentes, com muitos ramos, e de folha persistente, que exalam um cheiro agradável quando esmagadas. Já o manacá-da-serra é considerado uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois como não apresenta raízes agressivas, seu plantio é permitido em diversos espaços.

No outro lado da avenida, onde não possui rede elétrica, serão plantadas as variedades quaresmeira e a pata de vaca, que são árvores de médio porte. A quaresmeira é uma árvore de beleza notável e de exuberante floração, que apresenta flores arroxeadas duas vezes por ano, e por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana. A pata-de-vaca possui esse nome devido às suas folhas que possuem um típico aspecto de pisada de casco bovino, ela é uma árvore muito florífera, e é largamente utilizada na arborização urbana no sul e no sudeste do Brasil. Ambas as variedades são plantas de raiz pivotante, cujas ramificações crescem diretamente para baixo, não causando danos aos passeios públicos.

A revitalização da Avenida Antônio Alves Ramos teve início com a pavimentação asfáltica desde a praça até o campo do grêmio esportivo São Luiz, com um investimento que girou em torno de 900 mil reais, através de financiamento repassado pelo BADESUL. A avenida, neste processo de revitalização que já dura um ano, teve substituída toda a sua sinalização de trânsito linear, mais a construção de rampas de acessibilidade e de duas rótulas – como estratégia de desvio do tráfego de caminhões e outros veículos pesados.

Arborização da Avenida Antonio Alves Ramos