Educação - Sábado, 22 de Agosto de 2015

Chegada do Fogo Simbólico

CIVISMO

Chegada da Centelha do Fogo Simbólico

A centelha do Fogo Simbólico foi recebida na tarde de quarta-feira, dia 19/08, no trevo da BR-158, por uma delegação de estudantes acompanhada pela Secretária de Educação Maria de Lourdes Krabbe, mais o diretor da Escola Municipal Pejuçara Valmir Sartori e professores da equipe da SMEC. A centelha foi transmitida pelo coronel Àlvaro Ferreira, que preside da Liga de Defesa Nacional no RS e é responsável pela sua distribuição nos municípios da região noroeste do Estado, tripulando uma viatura da polícia rodoviária.

Junto com a chama, foi entregue o folheto promocional sobre os 193 anos da independência do Brasil e os temas da Semana da Pátria deste ano. Esses temas escolhidos para reflexão são: em nível nacional – o Sesquicentenário de Nascimento do poeta Olavo Bilac; em nível estadual – a proposta “Meu Jeito de Ser Brasileiro” e a “Rendição de Uruguaiana na Guerra do Paraguai”. O vulto municipal homenageado será o professor Vilson Bronzatti, que foi o primeiro Secretário Municipal de Educação e teve uma trajetória marcante de 40 anos no serviço público.

Fogo Simbólico -

A centelha do Fogo Simbólico foi transportada pelos estudantes até o quartel da Brigada Militar. Essa condução ocorreu uma parte a pé e outra embarcada dentro de um ônibus escolar, num trecho de 12 km. A transmissão contou com a participação do comando e efetivo do 4º Grupamento da BM e uma representação de alunos da escola infantil Maria Schuster. A centelha será conduzida no dia 1º de setembro até o palanque oficial, para abertura oficial da Semana da Pátria, em solenidade que tem seu início marcado para às 14h.

Abertura da Semana da Pátria -

A programação para o dia 1º de setembro, de acordo com a SMEC terá: recebimento do Fogo Simbólico e acendimento da Pira da Pátria, apresentação artística do grupo de Dança de Rua do CEPIB, Escola Municipal Pejuçara e Escola Estadual Ângelo Furian, execução do Hino Nacional com melodia ao violão do professor Carlos Rodrigo Martins e interpretação de Theila Vincensi, integrante do Coral Vozes, seguida da alocução cívica do prefeito municipal. Mais dois atos complementam a solenidade: a homenagem ao primeiro Secretário de Educação do Município professor Vilson Bronzatti e a abertura da exposição de fotos “Brasil e a sua Pluralidade”, no saguão da Prefeitura Municipal.

CHEGADA DO FOGO SIMBÓLICO