Administração - Quarta-feira, 19 de Agosto de 2015

Município x Empresas: relação para fortalecer a economia

SEBRAE vai fortalecer as relações

comerciais entre empresas e o Município

A administração municipal de Pejuçara e o SEBRAE vem trabalhando, através da Sala do Empreendedor instalada em junho de 2013, com uma série de ações voltadas para o fortalecimento da economia local. Uma delas é criar mecanismos legais que priorizem a participação de pequenas empresas nos pregões e outras modalidades de compras governamentais, como forma de limitar a evasão de divisas e dinamizar a economia.

O prefeito Eduardo Buzzatti recebeu na manhã de terça-feira (dia 18/08) em seu gabinete o Gerente Regional de politicas públicas do SEBRAE/RS Claudiomiro Reis, juntamente com os Agentes de Desenvolvimento Luís Afonso e João Carlos Martins.

Na oportunidade, Claudiomiro destacou o desenvolvimento que Pejuçara vem alcançando nos últimos dois anos através da constante busca pelo fortalecimento das micro e pequenas empresas. E que isso oferece condições para que a instituição possa agregar novos projetos em diversos segmentos econômicos e educacionais.

Uma das ações mais importantes a ser implantada a partir deste momento, é o Programa de Compras Públicas de micro e pequenas empresas. O superintendente do SEBRAE Claudiomiro Reis explicou ao prefeito que para ampliar esta relação precisam ser respondidas duas questões: “Como COMPRAR das empresas” e “Como VENDER para o poder público”.

Esse processo, segundo o SEBRAE, passa pelo treinamento e qualificação dos empresários nem que para isso seja necessário “incubar” os participantes para alcançar esta possibilidade. “O que mais afeta esta relação é a desinformação” acredita Claudiomiro Reis. A partir do instante que os empresários souberem fazer a leitura técnica das modalidades de compras governamentais  muda profundamente esta conexão.

Por isso, afirma Claudiomiro, esse Programa de Compras Públicas de Micro e Pequenas Empresas tem como objetivo fortalecer e ampliar o mercado para os pequenos negócios na esfera municipal. “Sempre visando de forma sustentável e favorável o desenvolvimento da economia local”, concluiu. Os  administradores públicos sabem, um dos principais desafios de uma gestão é estabelecer regras que dão prioridade às empresas locais.

Os reflexos dessa dinâmica são sempre positivos. “Com o dinheiro circulando na economia da cidade, as empresas passam vender mais produtos e a contratar mais” justifica Claudiomiro Reis. Com emprego, a população aumenta o poder de compra e, consumindo mais, o Município arrecada mais, podendo promover melhorias e gerar desenvolvimento econômico e social.

Município x Empresas: uma relação comercial que fortalece a economia