Educação - Terça-feira, 18 de Agosto de 2015

VOTAÇÃO DAS PRIORIDADES

VOTAÇÃO DAS PRIORIDADES PARA O ORÇAMENTO ESTADUAL DE 2016

Dia 19 de agosto acontece em Pejuçara a última etapa do processo da Consulta Popular, através da votação das prioridades do orçamento Estadual de 2016. A Consulta Popular é o dia em que todo e qualquer cidadão, acima de 16 anos e portando o título de eleitor, pode ir a urna escolher quais as demandas que ele julga mais importante para o desenvolvimento de seu município, região e estado.

As demandas a serem votadas são escolhidas através de uma Audiência Pública regional, onde são apresentados os programas de cada Secretaria, os quais podem ser priorizados na Consulta Popular, bem como, a apresentação das finanças públicas e o valor destinado para a Consulta Popular de cada região por parte do Governo Estadual. A partir daí acontecem as Assembleias Municipais, onde todos os municípios que possuem Conselhos Municipais de Desenvolvimento (COMUDEs) convidam os eleitores a votar e levantar as demandas e prioridades mais importantes de seu município e região. A terceira etapa do processo acontece através de uma Assembleia Pública Regional ampliada, onde os representantes dos municípios, juntamente com a Coordenação Regional da Consulta Popular, sistematizam a lista de votação, bem como definem os critérios que regerão a consulta.

Este ano a votação da Consulta Popular será apenas online, através dos sites www.consultapopular.rs.gov.br ou www.vota.rs.gov.br. E por isto, serão disponibilizados em Pejuçara computadores para votação nos seguintes lugares:

- Posto de Saúde

- Farmácia Central

- Escola Angelo Furian

- Escola Municipal

- Telecentro

- Cotripal

O Processo de Participação Popular permite que o cidadão exerça sua cidadania e responsabilidade, participando ativamente, junto com o Governo do Estado, COREDES, e COMUDES, nas decisões dos projetos e ações prioritárias, que além de proporcionar desenvolvimento social e econômico dos municípios, fomentarão o desenvolvimento do Rio Grande do Sul como um todo.

Você participa, todos decidem!