Educação - Terça-feira, 04 de Agosto de 2015

AUDIÊNCIA PÚBLICA da Consulta Popular

CONSULTA POPULAR: Pejuçara acompanha

o consenso pelas cinco propostas regionais

As propostas regionais que foram tiradas de um consenso entre a Amuplam, Comudes e a secretaria executiva do Corede NORC, foram aprovadas pela Audiência Pública Municipal realizada em Pejuçara, no dia 28 de julho, e serão defendidas nesta quarta-feira, dia 05, no Fórum Regional que acontece em Ijuí. A reunião de Pejuçara aconteceu no auditório do Sindicato Rural e teve a presença de 68 pessoas. Foi coordenada pela presidente do Comude Lesiane Pereira da Costa e Cleunice Brandemburg da Costa, do Corede NORC, de Ijuí.

A audiência pública confirmou as cinco principais demandas que serão votadas no Fórum desta quarta-feira. Na saúde, é apoiar o projeto de reforma do setor de Hemodiálise do HCI; na Educação, é apoiar a aquisição do kit educomunicação (com equipamentos de áudio e vídeo); no Desenvolvimento Econômico, programa de rede de cooperação e projetos de pesquisa; e, no Desenvolvimento Rural, compartilhar investimentos em parques agropecuários e correção de solo.

A audiência foi conduzida sem muita empolgação, considerando o passivo de consultas populares anteriores e a crise financeira anunciada pelo governo estadual. No entanto, a secretária executiva do Corede Cleunice Brandemburg da Costa garantiu que apesar dessas duas contingências existe a previsão de repasse de R$ 1 milhão e 96 mil, para rateio das cinco demandas em 11 municípios.  “Vamos conduzir o processo, mesmo com uma dotação menor, e assegurar essa possibilidade de atendimento para este ano ou depois” argumentou Cleunice, assegurando o direito dos municípios de cobrar depois.

O fórum regional que acontece nesta quarta-feira, dia 5, vai sistematizar as propostas e elaborar a cédula de votação que será utilizada no dia 19 de agosto, data da Consulta Popular. Pejuçara estará representada em Ijuí pela presidente do Comude Lesiane da Costa e os dois delegados eleitos pela Audiência Pública Municipal: o secretário municipal de Agricultura Irineu Pereira da Costa e Rubens de Mello Fernandes, inspetor/inativo da Secretaria de Segurança Pública.

CONSULTA POPULAR