Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 01 de Julho de 2015

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO

Campanha arrecadou uma tonelada

e meia de lixo eletrônico em Pejuçara

Uma tonelada e meia de lixo eletrônico foi arrecadada durante a campanha conduzida pela Secretaria Municipal de Agricultura e o Conselho Municipal de Meio Ambiente, entre os meses de maio e junho. Nesse período, a comunidade foi convocada a fazer uma faxina e descartar qualquer equipamento eletrônico que estivesse sem utilidade e ocupando espaço em suas residências - como televisores, computadores e uma relação de mais de 30 aparelhos ou periféricos.

Na manhã desta quarta-feira (01/07), uma equipe da empresa Natusomos, da cidade de Horizontina, estacionou na sede operacional da Secretaria da Agricultura e carregou todo o lote que estava em depósito. De acordo com o secretário Irineu Pereira da Costa, a população demonstrou que está preocupada com o meio ambiente, atendendo o chamamento dos órgãos públicos e fazendo o descarte desta grande quantidade de lixo eletrônico de uma maneira bastante responsável.

Esta campanha de coleta do lixo eletrônico foi a primeira ação para marcar o início das atividades do Conselho Municipal do Meio Ambiente, que foi instituído no dia 30 de abril, tendo como presidente o Secretário Irineu Pereira da Costa, como vice-presidente o gestor ambiental Dimas Mastella e como secretária a bacharel de Administração Theila Vincensi.

O recolhimento terá continuidade durante o ano inteiro, podendo as pessoas realizar as entregas na sede da Secretaria, para formação de um novo lote com destino ao desmanche – informa o fiscal sanitário e ambiental Francis Bisognin. As campanhas de conscientização passam pela vontade individual de cada pessoa em evitar o acúmulo desses resíduos, separando e dando destino seguro.

Para os funcionários da empresa Natusomos, Romualdo Aguiar e Jair de Almeida, ainda se percebe que um grande volume de detritos tecnológicos vem sendo descartados diariamente de forma incorreta no Meio Ambiente. A Natusomos está no mercado desde 2013 e é uma das poucas empresas estabelecidas no Rio Grande do Sul, direcionada no ramo de lixo eletrônico e resíduo industrial. Ela conta com licença ambiental do Ibama e entrega aos seus parceiros certificado de aprovação da destinação.

COLETA DE LIXO ELETRÔNICO