Saúde - Quarta-feira, 08 de Abril de 2015

COORDENADORA REGIONAL DE SAÚDE

Nova Coordenadora Regional de

Saúde fez visita oficial em Pejuçara

A nova coordenadora regional de saúde Silvia Regina Ceccato, empossada no dia 19 de fevereiro na 17ª CRS, com sede em Ijuí, esteve nesta segunda-feira (dia06/04) em visita oficial ao município de Pejuçara, acompanhada pelos assessores Gerson Prudêncio e Marlene Kaeffer. A nova coordenadora vem fazendo um contato direto com os Municípios da região, com a finalidade de identificar as demandas que estão reprimidas e como vem sendo conduzido o protocolo nas relações com o Estado.

A reunião aconteceu no gabinete do Centro Administrativo, com a presença do prefeito Eduardo Buzzatti, o vice Marcos Villani e o gestor da Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Vincensi Daronco, tendo como convidados o presidente da Casa Beneficente de Saúde Rio Branco Paulo Oberto e o administrativo Valdecir Mioso.

DEMANDAS PENDENTES -

A pauta foi aberta pelo prefeito Eduardo Buzzatti que apresentou algumas das demandas que ainda estão pendentes junto à 17ª CRS, como a solicitação de um gerador para a Unidade de Saúde, carimbado por recursos da Consulta Popular. Depois o assunto foi sobre o passivo de R$ 284 mil do ano de 2014, referente ao financiamento de programas na área de saúde. Buzzatti também solicitou apoio para o credenciamento do hospital como referência regional em gastroclínica, garantindo atendimentos pelo SUS à população que abrange os 20 municípios da Regional de Ijuí.

Esta possibilidade também foi defendida pelo gestor da saúde pejuçarense Erasmo Daronco, que manifestou existir uma disputa por parte de outras entidades em se credenciar. Erasmo disse que, primeiro, não se estabeleceu um protocolo de apresentação e, em segundo, outras instituições regionais estão apresentando proposta em outras especialidades.

DIFICULDADES ORÇAMENTÁRIAS -

A nova Coordenadora de Saúde Silvia Ceccatto respondeu que o Estado vai continuar dando os incentivos relativos ao governo atual, enquanto aguarda uma posição sobre a indenização do passivo do governo anterior. Ela justificou que existem “muitas dificuldades orçamentárias para financiar a saúde e dar conta de todas as demandas”.

Uma das novidades apresentadas na reunião, conforme explicou Silvia Ceccato, se refere a proposta de municipalizar a gestão dos laboratórios. Isso significa alterar a relação atual com o incentivo financeiro do Estado sendo repassado diretamente para os Municípios. A discussão deve ser ampliada com a participação de outros órgãos representativos vinculados à saúde na região.

CREDENCIAMENTO -

A situação do hospital comunitário fez parte da intervenção de seu presidente Paulo Oberto, que apresentou para a coordenadora regional um histórico e como ele vem se mantendo desde a sua criação. Oberto justificou que a folha representa 70% do faturamento e que o repasse mensal do Município é de R$ 42 mil (é o maior parceiro na prestação de serviço pelo SUS). As outras fontes mais representativas são R$ 12 mil de IOSP, que está sendo revisto pelo atual governo, e mais R$ 10 mil de cofinanciamento para HPP - Hospital de Pequeno Porte.

A coordenadora da 17ª CRS Silvia Ceccato disse que vai defender o credenciamento do hospital em gastroclínica com os demais gestores nas plenárias da CIR. É a partir destes encontros mensais em que os responsáveis pelas Secretarias Municipais de Saúde, estabelecem um consenso sobre as questões abrangidas pela regional.

Através deste colegiado são deliberados os credenciamentos e avaliações dos serviços do SUS, na busca para ampliar o teto financeiro do Estado para esta finalidade. Silvia Ceccato aproveitou também para agradecer a representatividade do gestor Erasmo Daronco que foi escolhido pelos demais secretários para integrar a Vice-Coordenação da CIR – Colegiado Intergestores Regional - passando a atuar em defesa dos municípios neste espaço regional.

COORDENADORA REGIONAL DE SAÚDE