Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 26 de Março de 2015

Visita dos comandantes regionais da Brigada Militar

Prefeito recebeu visita dos

comandantes regionais da Brigada Militar

Os comandantes regionais da Brigada Militar, tenente coronel Paulo Rogério Farias Medeiros, do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Alto Jacuí, e major Cedenir Souza da Silva, do 16º Batalhão de Cruz Alta, estiveram em visita oficial à Pejuçara, sendo recebidos pelo prefeito Eduardo Buzzatti, o vereador João Carlos Martins e o Coordenador Municipal de Trânsito Oneide Gelatti.

A visita faz parte de um roteiro que abrange os 33 municípios da área de ação do comando regional do Alto Jacuí. Nessas audiências, a principal finalidade dos oficiais é conhecer os efetivos e as autoridades locais. O tenente coronel Paulo Medeiros assumiu o comando do CRPO/AJ no dia 10 março desde ano, e o major Cedenir da Silva, o comando do 16º Batalhão da Polícia Militar, em outubro do ano passado.

A comitiva contou ainda com a participação do capitão PM Rogério Nevinski, comandante da 1ª Cia, do tenente Célio Barbosa Carpes, assessor de comunicação social do 16º BPM, e o comandante da Brigada de Pejuçara sargento Mauri Kuzniewski. O novo comandante busca um levantamento preciso da real situação do policiamento na região, e a partir do estreitamento das relações com as autoridades buscar soluções para a segurança da comunidade.

Entre os assuntos tratados o prefeito Eduardo Buzzatti reclamou da falta de efetivo e encaminhou a proposta de instalação de um Pelotão da Brigada Militar no município. Buzzatti comentou sobre a realização de um abaixo-assinado entregue no Estado Maior da Brigada Militar, em Porto Alegre, onde a população através de 1.400 assinaturas manifestou a insegurança e necessidade de policiais militares. O campeonato de futebol, paralisado devido a safra de soja, também registrou um grave incidente e precisa ser retomado com mais segurança.

O déficit do efetivo da Brigada Militar no RS, segundo o comandante do CRPO/AJ ten cel Paulo Medeiros, é de 40% e está sendo aguardado o ingresso de um contingente de 2.000 soldados, cuja decisão passa pelo governador. A Brigada Militar se colocou à disposição para atender as situações mais urgentes e colaborar na garantia da segurança em eventos, conforme o que está previsto nas Normas de Instrução da corporação. “Pejuçara em nenhum momento estará desassistida e pode contar conosco” disse o comandante.

Foi comentada, ainda, a separação dos Bombeiros da Brigada Militar, em ato já assinado pelo ex-governador Tarso Genro, mas ainda não consolidado. Essa situação nova estará interrompendo o processo que “despolicía” o Estado e manda os soldados para operações na praia. Houve concordância em fazer um levantamento com possibilidade de instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos da cidade, além de outros temas envolvendo o regramento de segurança e o policiamento em áreas desportivas.

Visita dos comandantes regionais da Brigada Militar