Saúde - Quinta-feira, 05 de Março de 2015

Idosos ficam encantados com o “passeio cultural” na Pedreira

A alegria de passear em grupo, conhecer lugares e pessoas, ou mesmo rever coisas que em algum momento de nossas vidas tiveram algum significado, tudo isso faz parte de uma atividade que foi idealizada para ser desenvolvida com os idosos pela Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e teve a sua primeira experiência na tarde de terça-feira, dia 03 de março. Essa turnê denominada de “passeio cultural”, foi realizada com a participação dos integrantes do Grupo Conviver do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, num total de 25 pessoas, tendo como foco a comunidade rural de Linha Pedreira.

A sede da comunidade visitada está distante cinco quilômetros da zona urbana de Pejuçara. Logo que o grupo desceu do ônibus, em frente a capela São João Bosco, as pessoas que eram egressas da localidade ou tiveram familiares no processo de colonização, foram as primeiras a se manifestar: dividindo suas lembranças, recordando fatos acontecidos e compartilhando suas histórias como os demais. O primeiro momento foi de espiritualidade, onde cada um professou a sua fé, meditou e fez suas orações, junto com a oportunidade de apreciar o acervo de imagens e relíquias daquele templo cristão.

Depois o grupo fez uma volta ao passado, penetrando no porão da moradia rural da família Gianluppi. Os habitantes do lugar usaram de toda a sua hospitalidade em bem receber os visitantes mostrando tudo o que eles produzem em artesanato e produtos típicos da culinária italiana como: queijos, copa colonial e vinho. Enquanto olhavam com curiosidade os objetos e produtos de uma identidade cultural, um cheio de fritura tomou conta do ambiente e a surpresa veio na despedida quando foi passada uma baciada de deliciosos grotolis polvilhados com açúcar e canela. Que momento!

Quando o passeio se deslocou para o ambiente natural da localidade, aconteceu mais uma cena inusitada. Quem ainda estava contido e um pouco ausente da excursão, entrou de vez na brincadeira, tirando os calçados para caminhar sobre as lajes do Passo do rio Pedreira. O calor da tarde foi amenizado pelo frescor da água gelada que corria sobre as pedras e todos sentiram esse prazer do contato com as coisas simples, mas que fazem sentido. O difícil foi arrancar o povo daquele lugar aprazível e seguir em frente.

Mas outros momentos agradáveis se repetiram com a visita do Grupo Conviver no recanto natural de Clóvis e Leani Ferigolo. O lugar é uma espécie de quiosque cercado de denso arvoredo, um belo açude e com vertentes que correm para todos os lados. Lugar ideal para sentar, relaxar e fazer um piquenique com sanduíche natural e suco gelado. Até o prefeito Eduardo Buzzatti fechou a agenda no Centro Administrativo e se integrou ao grupo, que comentou maravilhas sobre tudo o que haviam feito durante a tarde. A Primeira Dama anunciou que mais dois passeios estão programados para este semestre.

Idosos ficam encantados com o “passeio cultural”