Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 04 de Março de 2015

FUTEBOL: CAMPEONATO SUSPENSO

Campeonato de futebol está suspenso

em Pejuçara até o final da safra de soja

O campeonato de futebol de campo de Pejuçara está suspenso até o encerramento da safra de soja. A decisão foi tomada em comum acordo pela Administração Municipal, Conselho Municipal de Desportos e dirigentes das equipes que participam da competição, durante reunião promovida na noite desta terça-feira (03/03), sob a coordenação do prefeito Eduardo Buzzatti, no salão nobre da Prefeitura.

A interrupção do campeonato estava prevista desde o seu início, para daqui a duas rodadas, em função da safra de soja, mas outros fatores extracampo influenciaram na sua antecipação. Uma briga generalizada no último domingo, dia 1º, na rodada ocorrida no campo do Seminário, na sede municipal, mostrou uma situação de total insuficiência em relação à segurança pública.

A situação ficou descontrola, inclusive, momentos depois do conflito, quando um dos feridos foi conduzido para o hospital, com traumatismo craniano. Um dos enfermeiros relatou, que os funcionários envolvidos no atendimento do paciente temeram pela sua segurança, quando uma das portas laterais de acesso foi forçada sob risco de invasão. Cerca de 50 pessoas colocaram os funcionários em pânico.

O prefeito Eduardo Buzzatti conduziu a discussão sobre a continuidade do campeonato, mas diante do impasse sobre a falta de segurança – com baixos efetivos na Brigada Militar e Polícia Civil, os dirigentes esportivos concordaram com a suspenção temporária dos jogos até que se encontre uma alternativa.

O prefeito falou sobre a mobilização que vem sendo feita nos últimos dois anos para aumentar o efetivo da Brigada, inclusive com um abaixo-assinado com 1.432 assinaturas entregue em todas as instâncias de comando: Cruz Alta, Alto Jacuí e Comando Geral em Porto Alegre. “Não podemos correr o risco de fazer outra rodada do futebol sem segurança” lamentou o prefeito de Pejuçara sendo acompanhado por unanimidade pelos demais representantes da sociedade esportiva.

O comportamento disciplinar dos atletas tem sido um dos destaques da competição, afirmou o Coordenador Municipal de Esportes Everaldo Azeredo dos Santos, dizendo ainda que algumas equipes não receberam nenhum cartão amarelo. “Tivemos uma situação extracampo que acabou repercutindo de forma negativa em outros setores da comunidade, como no hospital, serviço de ambulância, Prefeitura, enfim, comprometendo um evento esportivo que vinha sendo marcado pela integração e bom entrosamento na cidade e interior” conclui Everaldo.