Educação - Sexta-feira, 06 de Fevereiro de 2015

Prefeitura e Sesc renovam projeto de saúde oral para 2015

Prefeitura e Sesc renovam convênio
do projeto “Sorrindo Para o Futuro”

A Prefeitura de Pejuçara e o Sesc/Unidade de Cruz Alta renovaram por mais um ano a realização do projeto Sorrindo Para o Fundo, que tem como clientela os estudantes de pré-escola até o 5º ano, na faixa etária dos 4 aos 10 anos. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito em exercício Vice-prefeito Marcos Villani e a gerente do Sesc Adriane Espíndola, com a participação do gestor da Secretaria Municipal de Saúde Erasmo Vincensi Daronco e a dentista Francieli Beier.

Este projeto, entre a Prefeitura e o Sesc, vem sendo conduzido há mais de 10 anos. O convênio é renovado de ano para ano apenas como forma de atender a demanda, que nesse caso pode ocorrer o aumento ou redução da clientela a ser atingida. O Sesc oferece um kit de higiene contendo um caderno ilustrado, um creme dental, uma escova e um fio dental. O Município entra com a profissional para orientar e acompanhar a escovação das crianças.

O gestor da Secretaria de Saúde Erasmo Daronco informou a gerente do Sesc que o trabalho de atenção odontológica no Município cresceu muito na última década com uma sensível melhoria da saúde bucal das crianças. O convênio com o Sesc é uma das ações responsáveis por este resultado.

De acordo com a odontóloga Francieli Beier esta melhoria foi possível através da escovação supervisionada, mais a aplicação tópica de flúor e palestras de sensibilização, junto com o atendimento clínico complementar nos consultórios instalados nas escolas da rede municipal e estadual de ensino. Cerca de 500 crianças vão receber os materiais distribuídos pelo projeto “Sorrindo Para o Futuro” do Sesc.

MÉRITO COMUNITÁRIO

A vinda gerente do Sesc Adriane Espíndola até Pejuçara, na tarde de quarta-feira (04/02), também proporcionou a entrega do Certificado de Mérito Comunitário conferido ao Município pela sua participação no Dia do Desafio, no ano passado. O certificado foi recebido pelo Vice-prefeito Marcos Villani, a Assessora de Eventos Eliane Zamberlan e o Assessor do Departamento de Cultura Didy Flores.

A gerente Adriane Espíndola disse que Pejuçara é uma comunidade “que possui um histórico de destaque na mobilização da população em torno do Dia do Desafio”. Ela encaminhou a ficha de inscrição para o Município manifestar seu interesse em participar, no evento que ocorrerá na última quarta-feira do mês de maio – dia 27. Ficará a critério dos organizadores locais, optar pela realização do Dia do Desafio na modalidade de auto desafio ou competição com outro município da América Latina.

Prefeitura e Sesc renovam projeto de saúde oral para 2015