Educação - Quarta-feira, 24 de Dezembro de 2014

CHEGADA DO PAPAI NOEL

Teatro folclórico e Chegada do Papai Noel

Pejuçara viveu dois momentos de encantamento na noite de terça-feira, dia 23/12, com a apresentação do teatro “Natal Gaúcho” e a chegada do Papai Noel, no palco instalado junto ao palanque oficial da Praça Visconde de Rio Branco. O primeiro grande acontecimento foi uma peça teatral que teve a participação de professores, funcionários pais e alunos do Centro Educacional Professora Iara Bergoli, o CEPIB, e da Escola Municipal Pejuçara.

Apresentado pela coordenadora Caroline Vione, através de uma narração que adaptou a peregrinação de Maria e José, na Palestina, na véspera do advento – por um roteiro que assinalou passagens em várias regiões do Rio Grande do Sul, até chegar em Pejuçara. Foi a hospitalidade e a benquerença das pessoas do povoado que deu acolhida a prenda Maria e ao peão José, e aí o Menino Jesus, nasceu. A trilha sonora foi carregada pelo violão e o vocal do professor Rodrigo Martins e a participação especial do Coral Vozes.

Enquanto as regiões gaúchas eram projetadas em um telão, simbolizando o deslocamento bíblico, no palco, as tradições regionalistas e os símbolos de nossa cultura eram utilizados e vividos por diferentes personagens – índios, mascates, gaúchos e prendas. Tudo dentro de um contexto de deslocamento cultural, que permitiu aos nossos “artistas” expressar mais do que a liberdade poética de fazer o papel de diferentes personagens: mas viver um momento único de protagonismo com sentimento e admiração cristã.

Para fechar esta noite de magia e diversão cultural, o bom velhinho chegou conduzido em uma carroça estilo jardineira, com dois cavaleiros como batedores. A bagunça da criançada foi tanta que a carroça teve que ser contida ainda na esquina da Prefeitura. Mas Papai Noel cruzou pela multidão e aumentou a algazarra jogando balas, pirulitos e doces. Quando chegou ao palco foi recebido pelo prefeito Eduardo Buzzatti, a Primeira Dama Maria Lúcia, e as prefeitas mirins Eduarda Mioso e Deise Casagrande, secretários municipais e assessores administrativos, mais representantes do Legislativo.

Papai Noel recebeu a “chave da cidade” e deixou sua mensagem de esperança por dias melhores e fraternidade entre as pessoas, seguindo mais tarde para a casinha montada no centro da praça. Lá ele retribuiu toda a alegria e receptividade que teve do público, posando para fotos de uma fila interminável de crianças.