Educação - Quarta-feira, 29 de Outubro de 2014

INSPEÇÃO DO CETRAN

Dois integrantes do Grupo Estadual de Trânsito – GET, que atua dentro do CETRAN – Conselho Estadual de Trânsito, estiveram em Pejuçara para realizar uma inspeção técnica de rotina, seguindo um roteiro que vai atingir até o seu final os 459 municípios gaúchos que estão integrados ao sistema. Os visitantes foram Carlos Langone, analista da área de Municipalização, e Dilmar Brasil, técnico do CETRAN.

Eles foram recebidos pelo prefeito Eduardo Buzzatti e o Coordenador Municipal de Trânsito Oneide Gelatti, no gabinete do Centro Administrativo onde conversaram sobre a elaboração de um inventário da sinalização de trânsito existente na zona urbana. Na oportunidade, foram apontadas outras atualizações como a promulgação de portaria de nomeação para os novos integrantes da JARI.

Eles também estiveram em contato com os motoristas que realizam o transporte escolar, onde destacaram a grande responsabilidade desta atividade no Município. As orientações, nesse caso, foram mais sobre as situações que precisam ser cobradas das crianças no momento em que elas estão embarcadas e sendo transportadas.

Os técnicos também recomendaram o planejamento de ações na comunidade, a partir do relatório de acidentalização registrado pela Brigada Militar e Polícia Civil. De acordo com o inspetor do CETRAN Dilmar Brasil cabe ao órgão municipal de trânsito chamar a atenção da comunidade – sejam motoristas ou pedestres – para os casos mais recorrentes, como uma forma de educação para o trânsito.

O GET tem por função inspecionar os órgãos de trânsito dos municípios analisando se o OTR está dentro das normas estabelecidas pelo CONTRAN. Outro ponto essencial é a composição da JARI Municipal com função normativa, dando diretrizes da ampla defesa e o contraditório, tornando assim o trânsito mais justo para o cidadão.