Meio Ambiente e Agricultura - Quarta-feira, 08 de Outubro de 2014

ACADÊMICOS DE AGRONOMIA DA UNIJUI

Um grupo de 18 acadêmicos do Curso de Agronomia da Unijuí vem realizando desde segunda-feira (06/10) uma pesquisa com a finalidade de diagnosticar os sistemas agrários existentes no Município de Pejuçara, como matéria válida para conclusão do 6º semestre. Os acadêmicos estão sendo coordenados pelo professor Nilvo Basso e tem como monitor/técnico de extensão o agrônomo recém-formado Felipe Oliveski. A sede do Sindicato Rural vem sendo utilizada pelos estagiários como referência para o estudo e o planejamento das ações, além de partirem daquele local para as atividades de campo.

O prefeito Eduardo Buzzatti esteve dando as boas-vindas aos acadêmicos e desejando que eles consigam através de uma leitura técnica e etnográfica em nível de propriedade, obter as respostas que vem buscar sobre o processo de desenvolvimento da agricultura no Município. Buzzatti disse que para Pejuçara este estágio acadêmico poderá trazer algumas respostas importantes pois junto com o resgate da história agrária, os dados apurados vão fazer parte de um relatório a ser elaborada e, mais tarde, apresentado ao Município. Na recepção aos acadêmicos, o prefeito esteve acompanhado pelo Presidente da Câmara João Carlos Martins e pelo Secretário de Agricultura Irineu Pereira da Costa.

Conforme a metodologia do estágio, o trabalho acadêmico vai se dar em dois momentos. O primeiro será a observação da realidade agrária, com coleta de entrevista com produtores, visitas às propriedades, observação dos sistemas de produção, máquinas utilizadas e outras variáveis, em relação a questões técnicas e econômicas. Pelo que foi planejado, eles ficam de 06 a 10 de outubro, em Pejuçara, executando a primeira etapa, para depois elaborar os relatórios do Estágio. O professor Nilvo Basso explica que “esta análise usa da metodologia da alternância, entre atividades em salda de aula e atividades de pesquisa de campo”.

O município de Pejuçara sempre esteve nos planos do Departamento de Estudos Agrários da UNIJUI, comentou o professor Nilvo Basso. A partir da aceitação da Administração Municipal e da aprovação de Projeto de Lei votado pela Câmara, o convênio para o estágio foi oficializado e está em curso. “A restituição dos resultados do trabalho de estágio aos agricultores e às entidades envolvidas é um compromisso que a Universidade assume, em retribuição à acolhida e às contribuições oportunizadas pelos mesmos, na formação do profissional de Agronomia”, concluiu o responsável pelo DEAg professor Nilvo Basso