Educação - Terça-feira, 12 de Agosto de 2014

4º ENCONTRO DE CORAIS DE PEJUÇARA

Pejuçara promoveu no último sábado, dia 19/07, o 4º Encontro de Corais envolvendo a participação de sete grupos dos municípios de Ijuí, Panambi e Não-Me-Toque e três da cidade anfitriã. Os elencos integrados por 168 pessoas subiram no palco do Salão Paroquial para com suas vozes reproduzir a emoção e a sensibilidade do canto coral, interpretando os mais diversos gêneros musicais. A promoção foi organizada pela Secretaria de Educação, o Departamento Municipal de Cultura e a Assessoria de Eventos.
Durante três horas, uma plateia atenta e silenciosa assistiu as apresentações dos corais com profunda sensibilidade, vendo passar diante do palco os mais variados ritmos e tradições, com destaque para as canções extraídas do folclore italiano, MPB, cantigas infantis e um repertório de outras melodias populares e religiosas. Os corais fizeram interpretações a capela e com o uso de belíssimos arranjos musicais em teclado, acordeão e violão, elevando suas exibições.
A proposta do encontro, segundo a Dirigente Municipal de Cultura Cleonice Rosa Villani, foi de promover uma integração dos corais no sentido de criar laços de amizade entre os seus integrantes e mostrar o trabalho que vem se fazendo com dedicação no resgate do canto-coral em nossa região. O prefeito Eduardo Buzzatti ao saudar os visitantes desejou que a partir desse intercâmbio cultural as relações se fortaleçam e novos encontros façam parte do calendário de eventos para os próximos anos.
O quarto encontro realizado em Pejuçara teve a participação dos grupos: Coral Municipal Vozes, Coral da Igreja Matriz São José e Coral da Assembleia de Deus/UMADEP, de Pejuçara; Coral Municipal Dona Leo e Coral Infanto-Juvenil São João Batista, de Panambi, Grupo de Canto Michelangelo, de Não-Me-Toque; Grupo de Canto Bel Vivere, Coral Unijuí, Coral Santa Cecília/Igreja Natividade e Coral masculino Viva Voz, de Ijui.
No encerramento do encontro, os regentes e representantes dos corais receberam um mimo personalizado da quarta edição, entregues pelas autoridades presentes. Depois todos se deslocaram para o CTG Pealo da Amizade, onde foi servido um dos pratos mais tradicionais da culinária pejuçarense – o risoto, preparado por Valmir Sartori e Elton Pause, mais um grupo de colaboradores. A confraternização no CTG foi o momento final de celebração da cultura e dos laços de afinidade de todos os corais presentes em Pejuçara.