Educação - Segunda-feira, 28 de Julho de 2014

SEBRAE INICIOU A CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA ENSINAR O EMPREENDEDORISMO NAS SALAS DE AULA

Aconteceu na manhã de quinta-feira, 24/07, na Escola Municipal Pejuçara o início das atividades do Programa “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” do Sebrae, que tem o objetivo de disseminar a cultura empreendedora, preparando crianças e adolescentes para o mercado de trabalho, seja seguindo carreira em uma empresa ou abrindo o próprio negócio.

A aula inaugural contou com a participação do prefeito Eduardo Buzzatti, da Consultora do Sebrae Gisele Bertini Brum, da Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Zamberlan Krabbe, do diretor da escola Valmir Sartori e dos Agentes de Desenvolvimento Luis Afonso Santos e João Carlos Martins.

O prefeito Eduardo Buzzatti abriu o Curso de Capacitação falando sobre a importância do programa para a formação de jovens empreendedores. “Fomos agraciados com esse programa, vez que, somos o segundo município do RS a trabalhar com o tema Empreendedorismo em uma parceria inédita com o Sebrae/RS”. Esta proposta nova, segundo Buzzatti, vai favorecer o desenvolvimento social e econômico, inserindo no espaço pedagógico um conteúdo tão importante, que pode transformar a nossa comunidade através da atuação destes novos protagonistas. “É o momento de acreditar no conhecimento como instrumento de transformação e investimos em práticas que o multipliquem”, declarou.

O curso de capacitação está programado para acontecer nos dias 24 e 25, quinta e sexta, com continuidade na segunda e terça, dias 28 e 29 de julho, perfazendo um total de 45 horas/aula. Estão participando desta formação 33 professores, que serão habilitados e receberão todo o material pedagógico para multiplicar e repassar os conteúdos com a proposta do curso, de acordo com cada um dos nove anos do ensino fundamental.

Através do JEPP, a disciplina de empreendedorismo será aplicada para alunos do 1º ao 9º ano, com uma abordagem diferente, onde todos os anos os estudantes serão incentivados a participar de atividades que fortalecem a capacidade empreendedora.

Neste momento, os professores vem tendo contato com as diversas metodologias que priorizam o empreendedorismo e facilitam o aprendizado do aluno, assim como despertam para o protagonismo juvenil. As estratégias apresentadas pela facilitadora do SEBRAE Gisele Brum encantaram e motivaram os participantes para inovar sempre na vida e em sala de aula.

A Prefeitura Municipal através da Sala do Empreendedor e da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao programa que vai trabalhar alguns eixos temáticos como: comportamentos, plano de negócios, cultura da cooperação, inovação, eco sustentabilidade, ética e cidadania, entre outros.

O município de Pejuçara foi o único da região noroeste e o segundo no Estado do RS a ser beneficiado pelo programa, assumindo toda estrutura e mobilização de professores e alunos, investindo assim na inovação, qualidade da educação e no desenvolvimento sustentável.

O Programa proporciona uma maior integração entre alunos, professores e comunidade, estimula o desenvolvimento local, amplia a capacidade de atuação dos jovens, incentivando-os a serem atores das próprias vidas nas diferentes esferas sociais.

TEMPEROS & CIA

O grupo de professores que participa da capitação do SEBRAE foi surpreendido com uma atividade que no futuro fará parte do plano de aula do programa. Todos foram desafiados a construir uma empresa a ‘‘Temperos e Cia’’, com direito a montagem do mix de produtos, ato inauguração, proposta da empresa e outro babados. Além da preparação que o projeto vem oferecendo aos educadores, compartilhar desta experiência tem sido uma convivência prazeirosa e divertida.