Educação - Sábado, 19 de Julho de 2014

AMUPLAM esteve reunida em Pejuçara

AMUPLAM ESTEVE REUNIDA EM PEJUÇARA

Os municípios que integram a AMUPLAM estiveram em reunião, na última quinta-feira (17/07), no gabinete do Centro Administrativo de Pejuçara, conduzida pelo presidente da entidade e prefeito de Ijuí Fioravante Balin e assessorada pelo secretário executivo João Francisco Ferreira.

Estiveram presentes, além do prefeito anfitrião Eduardo Buzzatti, de Pejuçara, os prefeitos João Francisco Candido de Condor, José Roberto Zucolotto Moura de Jóia, Sênio Kirst de Coronel Barros, José Dal Sochio de Catuípe, Aírton Luiz Cossetin de Ajuricaba e Gederson Mori de Bozano.

Também acompanharam a reunião o vice-prefeito de Pejuçara Marcos Villani e o presidente da Câmara Municipal João Carlos Martins. Justificaram sua ausência os prefeitos de Panambi, Augusto Pestana e Nova Ramada.

A pauta da reunião tratou de diversas situações em torno das relações institucionais dos municípios com o Estado e a União. Em relação ao site da Amuplam que já está ativado foi sugerido o compromisso de que os setores de comunicação das Prefeituras sejam acionados para fazer publicações relacionadas com as atividades administrativas, dando divulgação conjunta do que acontece na região.

Foi comunicada pelo presidente Fioravante Balin a transferência da sede da Amuplam para as dependências na Incubadora Tecnológica, localizada no trevo da BR 285. Essa sede será referência para as Prefeituras, devendo permanecer naquele local pelo período de um ano sem o pagamento de aluguel. O prédio possui um pequeno auditório e sala de vídeo conferência entre outras estruturas disponíveis.

O prefeito de Pejuçara Eduardo Buzzatti recebeu congratulações do colegiado de prefeitos pela sua posse como Segundo Tesoureiro na nova mesa diretora da FAMURS, ocorrida no mês de junho. Buzzatti disse que coloca o cargo na federação à serviço dos Município da região, podendo intervir na defesa e apresentação de demandas coletivas.

A implantação do Passe Livre Estudantil e as situações que acabaram ocorrendo devido às indefinições no repasse e distribuição dos recursos aos acadêmicos, envolvendo os Municípios e a Metroplan, fizeram parte da pauta. A Amuplam vai intervir nesta situação que em alguns casos está vindo em prejuízo do Município com a sua colocação no CADIN. A regularização do programa precisa ser revista urgentemente, conforme o convênio, sem prejuízo das relações com o Estado, como vem ocorrendo.

O prefeito Balin encaminhou uma minuta de um convênio entre os Municípios e o IMEAB, de Ijuí, para ser avaliado pelas assessorias jurídicas dos Municípios. A proposta é uma forma de cooperação para um investimento em torno de R$ 3 milhões anuais para manter perto de 200 estudantes vindos de 14 municípios. Perto de R$ 1 milhão, ou seja, 30% do custo deste instituto de formação técnica agrícola, é o investimento com alunos da região.

A Amuplam está associada à promoção da Feira de Tecnologia e Empreendedorismo da Região Noroeste, que vai acontecer entre os dias 10 e 12 de setembro, em Ijuí. Os prefeitos foram convidados a mobilizar a classe empresarial para o evento que se propõem a construir um modelo estratégico de desenvolvimento regional, a partir de experiências e painéis técnicos com renomados palestrantes do Brasil e exterior, como do Vale do Silício, localizado na Califórnia/EUA.