Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 10 de Julho de 2014

Pejuçara vai implantar o programa Jovens Empreendedores

O Sebrae está implantando no Rio Grande do Sul um programa inédito denominado “Jovens Empreendedores: Primeiros Passos” e escolheu Pejuçara, entre outros três municípios, para fazer parte desta iniciativa que apresenta o empreendedorismo com uma ação educativa. O programa JEPP – Jovens Empreendedores, é dirigido para as turmas do ensino fundamental do 1º ao 9º ano e tem os próprios professores como instrutores, pois todos serão capacitados pelo Sebrae/RS através de um Curso de Formação, com duração de 45 horas presenciais e terão a supervisão dos profissionais do Sebrae em todo o processo do curso.

Na noite de segunda-feira, dia 30/06, aconteceu a apresentação do programa JEPP com a participação da gestora estadual do Sebrae Lubianca Motta, o gerente regional de políticas públicas Claudiomiro Reis e o gerente regional do Noroeste Colonial Claiton dos Santos. Representando a administração, esteve presente o prefeito Eduardo Buzzatti, a Secretária Municipal de Educação Maria de Lourdes Krabbe, os Agentes de Desenvolvimento Luis Afonso dos Santos e João Carlos Martins, mais a participação de 30 professores da rede municipal de ensino.

ABERTURA - A abertura do encontro pelo prefeito Eduardo Buzzatti demonstrou a preocupação da administração municipal em desenvolver uma cultura empreendedora nas pessoas, como no caso deste programa que vai trabalhar estas ideias em todas as turmas do ensino fundamental. “Existe uma globalização econômica que se impõe sobre a vida de todas as pessoas e identificar estas situações socioeconômicas, em condições de supera-las, faz parte de uma preparação para as gerações futuras” comentou o prefeito.

A gestora do projeto JEPP do Sebrae Lubianca Motta, explicou que “a vivência de procedimentos didático-pedagógicos que fomentam a formação da consciência proativa e a disseminação dacultura empreendedora entre as crianças e jovens, desperta no educando a expectativa para que, no futuro, ele possa concretizar sua inserção no mundo do trabalho com maiores possibilidades deêxito”.

De acordo com a gestora do Sebrae, “oempreendedorismo éumaatitudea ser formada, capaz de oferecer às crianças de todas as faixas etárias valores, habilidades e competências, conforme o seu grau de escolaridade”. Ela explicou que para cada ano haverá um tipo de material pedagógico, onde desde cedo vão fazer parte das vivências do dia a dia do educando. O programa tem duração de três semanas, com carga horária de 22h a 30h (dependendo do curso) com encontros de duas horas aplicados uma ou duas vezes por semana.

SEGUNDO MUNICÍPIO NO RS - Este tipo de curso vem sendo aplicado há mais de 10 anos em outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Paraná. Aqui no Rio Grande do Sul, o primeiro projeto piloto está em andamento em Lajeado, com a capacitação dos professores já concluída e sendo coloca em prática em sua formação teórica e metodológica com a comunidade escolar. O segundo município gaúcho nesta linha de implantação é Pejuçara, depois virá Tiradentes do Sul e Antonio Prado.

A sensibilização dos professores é fundamental para o seu sucesso do projeto – admitiu a gestora estadual do JEPP Lubianca Motta, diante dos 30 educadores presentes na reunião. A Secretaria Municipal de Educação mesmo reconhecendo a situação e a sobrecarga dos educadores, propôs a busca de uma maneira que conciliem a sua prática docente com esta nova proposta. Para a professora Maria de Lourdes, os professores serão chamados para se comprometer com a aplicação do conceito do empreendedorismo, uma experiência que será vivida à cada ano pelos alunos, até completar os nove conteúdos.