.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda a Sexta das 8:30h às 11:30h e 13h30 às 17h06

Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer

Sandra Maria Oberto Valandro

Sandra Maria Oberto Valandro

Secretário(a)

Endereço: Rua Getúlio Vargas, 597 - CEP 98270-000

Horário de Funcionamento: De Segunda à Sexta-Feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 17h06min

E-mail: educacao@pejucara.rs.gov.br

Telefone:

(55) 3377-1200

Competências

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura. Turismo,Esporte e Lazer tem como atribuições organizar, coordenar  , desenvolver e  manter o Sistema Municipal de Ensino, integrando-se às políticas e planos educacionais  da União  e do  Estado nos termos da LDB; planejar, desenvolver, executar, controlar e avaliar a política educacional do Município.

 

CULTURA: RAÍZES ITALIANAS E DIVERSIDADES
 

A cultura do município está relacionada aos colonizadores Italianos, uma das atividades é o projeto do Resgate da Culinária Italiana nas Escolas, através da valorização das receitas elaboradas pelas nonas. Além disso, o que mantém as tradições é o artesanato, transmitido de geração para geração, através dos bordados e crochês.

Um evento de sucesso é a Feira do Livro, uma celebração da literatura promovida anualmente, com a presença de autores do município de Pejuçara e de outras regiões, com visitação da comunidade e incentivo a leitura através dos valores.

No ano de 2014, realizou-se o 1º Carnaval de Rua Temático contando a história do fundador do município Antônio Alves Ramos. Este ano o Carnaval reuniu aproximadamente 300 foliões que resgataram a história do Município com 10 Alas envolvendo crianças, jovens e adultos.

Na cidade também está muito presente a Cultura Gaúcha com cantores locais, grupo de piquetes de laçadores e grupo de danças. Neste ano terá o 2ª Acampamento Farroupilha com várias oficinas para toda a comunidade, a fim de manter as raízes gaúchas em nossa cidade.

 

ESPORTE

 

O município também conta com várias atividades esportivas para a comunidade, tendo um coordenador e conselheiros do Esporte para auxiliar na organização dos Eventos,  entre eles destaca-se: FUTEBOL DE SALÃO: Interiorano, Adulto, Categorias menores; Bocha Tradicional, Trio; HANDEBOL: feminino e masculino nas categorias juvenis e adultas; Voleibol Masculino e Feminino; FUTEBOL DE CAMPO ADULTO; e FUTEBOL SETE. 
 

COMPETIÇÕES E PROJEÇÕES

 

-FUTEBOL DE CAMPO

-BOCHA TRADICIONAL

-FUTSAL DE MENORES

-BOCHA DE TRIO

-FUTSAL ADULTO, INTERIORANO

-FUTSAL SETE

-FUTSAL DE AREIÃO

 

EVENTOS

 

O departamento de Eventos tem a finalidade de organizar e difundir programações mensais, festas e diversões públicas, bem como executar as ações promovidas diretamente pelo Gabinete do Prefeito e pela Secretaria de Administração, incluindo o uso de recursos tecnológicos.

As atividades deste setor estão integradas com as demais Secretarias Municipais nos mais variados eventos, como por exemplo: Carnaval de Rua, Festivais de Música, Páscoa, Programação de Aniversário do Município, Feiras Coloniais, Expofeiras, Programação de Natal entre outras.

Também se promove, neste setor, parcerias com outras Entidades Municipais que requerem apoio da Administração Municipal, para realização dos seus eventos. Os Eventos acontecem com ações ligadas ao Turismo e Cultura, através da elaboração de documentos necessárias para efetivação destes departamentos a Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do Rio Grande do Sul.

 

PROGRAMAS

 

A Secretaria de Educação além dos recursos Municipais, conta também com programas do Governo Estadual e Federal para uma melhor prestação de seus Serviços.

  Para a efetuação do Transporte Escolar para o Ensino infantil, fundamental, e médio conta-se com os Programas:

•  Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar no Rio Grande do Sul - PEATE/RS;

•  Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar – PNATE.

  Para suprir as necessidades nutricionais dos estudantes durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para seu crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis conta-se com os programas:

•  Programa Nacional de Alimentação Escolar – Ensino Fundamental – PNAE.

•  Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pré Escola – PNAP

•  Programa Nacional de Alimentação Escolar – Creche – PNAC

•  Atendimento Educacional Especializado – AEE 

A secretaria conta também repasse de recursos financeiros para as escolas públicas de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação Especial.

- Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE

- Lei Municipal da Gestão Democrática

  Além dos programas citados acima, também há outros Programas que auxiliam na manutenção e execução da educação no município, são eles:

•  Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil — Pro-Infância

• Programa Educação Conectada
 

•  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PACTO

•  Programa Saúde nas Escolas - PSE

•  FUNDEB

•  Salário Educação

•  Plano de Ações Articuladas PAR

•  Mais Educação

•  Rede de Apoio à Escola - RAE

Unidades pertencentes

Biblioteca Pública Municipal Machado de Assis

 

Criada pela Lei nº 21 de 15 de abril de setembro de 1969, está subordinada pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. É uma instituição que mantem serviços de consultas e empréstimos de seu acervo. Conta hoje, com mais de 7000 livros entre Literatura Nacional, Infanto Juvenil, Estrangeira e Pesquisa. Possui 1231 leitores inscritos para retirada de livros. O horário de atendimento acontece todas as manhãs das 7h30 às 11h30 e no turno da tarde, as segundas-feiras, das 13h às 17h.

 

Centro Educacional Professora Iara Bergoli

 

O Centro Educacional Professora Iara Bergoli foi criado com o propósito de promover a educação das crianças e jovens do município de Pejuçara sob uma nova forma de pensar o mundo, fazendo-os se reconhecerem como cidadãos, resgatando valores e aprimorando habilidades em torno dos sentidos. É o cultivo de uma semente plantada no passado pela professora Iara Bergoli, que sempre se preocupou com a educação e o bem estar dos alunos da cidade.

 

Oficinas realizadas:

 

-Dança

-Teatro

-Espiritualidade

-Artesanato

-Música

-Patrulha Ecológica

-Esporte

-Marcenaria

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEJUÇARA

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara foi criada em 1986 com o objetivo de atender a necessidade de estudo dos moradores do Bairro Modelo. Gradativamente, a escola foi crescendo, a demanda aumentando necessitando de reestruturação física e conquistando também, desta forma, seu espaço, como instituição educacional dentro do município. A escola atende 311 alunos nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.  Seu corpo docente é composto por 34 professores com habilitação plena e a maioria com pós-graduação, um grupo de 15 funcionários e 1 Profissional de Atendimento.

 

A escola acredita que a educação escolar é a forma institucionalizada de garantir a população o acesso e o aperfeiçoamento de conhecimentos vivenciados para a produção e sistematização de novos saberes. É numa pratica de diálogo, oportunizando reflexões troca de experiências e o redimensionamento das práticas educativas que caminhamos em busca de qualidade e crescimento para nossa comunidade.

 

Além das atividades normais com o professor regente, é oferecido outras atividades para os alunos como: artes, dança, treinamentos esportivos, viagens de estudos, ações para preservação do meio ambiente, educação física, inglês, literatura, informática, música, canto, visitas à biblioteca com a hora do conto, mostra cientifica e trabalhos de conclusão. Também é oferecido atendimentos psicológicos, psicopedagógicos, laboratório de aprendizagem e atendimento odontológico.

 

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA SCHUSTER

 

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster atualmente atende 144 crianças de 4 meses a 5 anos de idade distribuída nas turmas de Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, Pré A e Pré B (turma integral). Seu quadro funcional é formado por Diretora, Coordenadoras Pedagógicas, Secretária, Professoras, Monitoras, Educadora Especial, Cozinheiras e Serventes, totalizando 28 funcionários. A Escola é mantida pela prefeitura Municipal e recebe apoio pedagógico e administrativo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

 

É na Educação Infantil que a criança assimila, com mais intensidade, fatos que vão acompanhá-la para toda vida. Acreditando nisso, a escola presa por um trabalho integrado com a comunidade escolar, idealizado para oferecer, com qualidade, tudo o que as crianças dessa idade necessitam. Afinal, criança pequena precisa se sentir amada, acolhida e segura, para que a escola se torne a continuação do seu ambiente familiar. O oferecimento desse nível de ensino no município avançou tanto em relação ao acesso quanto à qualidade do atendimento existente, pois é a única escola de educação infantil da cidade.

 

A EMEI Maria Schuster trabalha dentro de uma proposta sócio-interacionista, baseados no desenvolvimento da criança como um todo, visando seu conhecimento e socialização. Neste contexto, a interação aluno, grupo e professores têm papel fundamental na construção de sua identidade e autonomia.

 

Além da sala de aula, oferece projetos alternativos, como: Recreação, Hora do Conto, Parquinho, Informática, Centro Educacional Profª Iara Bergoli, Educação Física e Artes.

 

ORGANOGRAMA

 

Organograma
.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.

Unidades Fiscais

.
UF - 2023

R$ 505,78

.
URM - 2023

R$ 5,93

.
.

Prefeitura Municipal de Pejuçara - RS.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.