Saúde - Quarta-feira, 08 de Maio de 2024

Dengue: Redobre a atenção no período de chuva e altas temperaturas

-cuidado-

Dengue: Redobre a atenção no período de chuva e altas temperaturas

Em período de chuvas e temperaturas mais altas, devemos redobrar a atenção e os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Aedes aegypti vive em ambiente público e domiciliar. O poder de reprodução é enorme. O ovo do mosquito da dengue, consegue sobreviver por mais de um ano, mesmo se o local onde foi depositado estiver seco. Por isso, para a prevenção dessas doenças, é fundamental evitar o acúmulo de água parada que não pode ser protegida.
Algumas recomendações são fundamentais como separar o lixo em sacos plásticos e colocá-los na porta de casa ou na calçada, somente no horário de coleta, evitando o acúmulo de resíduos em locais públicos. Vale destacar que uma tampinha de refrigerante, um copo descartável ou uma sacola de plástico podem acumular água e virar um criadouro do mosquito.
Limpar as calhas, tampar e vedar bem quaisquer recipientes que podem acumular água, como potes, pneus, barris e caixa d’água, que deve ser mantida limpa, por exemplo, são outras importantes ações que, se realizadas regularmente, evitam focos do Aedes Aegypti.

Algumas orientações:
Não deixe acúmulo de água;
Faça furos nos pneus velhos;
Cuidado com a caixa d’água;
Remova folhas e galhos das calhas;
Evite cultivar plantas aquáticas;
Mantenha latas e garrafas emborcadas para baixo;
Use telas protetoras;
Cuide das piscinas;