Educação - Sexta-feira, 22 de Outubro de 2021

AMUPLAM REALIZA CONFERÊNCIA REGIONAL DA CONAE- CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

A palestrante abordou a temática: “Entre análises e debates: inclusão, equidade e qualidade da Educação”.

AMUPLAM REALIZA CONFERÊNCIA REGIONAL DA CONAE- CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO

Em regime de colaboração entre os Fóruns Municipais de Educação, Conselhos Municipais de Educação, e o Conseme Amuplam – Conselho dos Secretários Municipais de Educação ocorreu a Primeira etapa da Conferência Intermunicipal da Amuplam no dia 21 de outubro de 2021, através de uma palestra com a professora Fabiane Bitello Pedro, Coordenadora Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação do Rio Grande do Sul (Uncme-RS). O evento aconteceu através do YouTube e teve como mediadora Theila Costa Beber, Presidente do Fórum Municipal de Educação de Pejuçara.

A CONAE tem como tema: INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: COMPROMISSO COM O FUTURO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA e a palestrante abordou a temática: “Entre análises e debates: inclusão, equidade e qualidade da Educação”.

O evento contou com o pronunciamento de autoridades, como o Secretário de Educação de Coronel Barros e Coordenador do Conseme Amuplam Odilar de Vargas, o Prefeito de Ajuricaba e vice-presidente da AMUPLAM, Ivan Chagas. Ambos ressaltaram a importância dos avanços e das adaptações na educação nestes novos tempos, além dos desafios diários, como a avaliação diagnóstica, a busca ativa escolar, o trabalho em equipe e a aprendizagem significativa. Além disso, destacaram a importância desses espaços abertos de discussão das políticas públicas educacionais em prol da busca da qualidade na educação. Os debates são considerados necessários, pois podem apontar melhorias em um futuro próximo.

A conferencista Fabiane acolheu a todos, agradeceu a presença dos Presidentes dos Conselhos Municipais de Educação e de todos os profissionais da educação que acompanharam o evento. Segundo ela, “o caminho que estamos percorrendo neste processo de organização das Conferências Municipais de Educação provoca-nos a entender os desafios que temos de fato na educação brasileira, pois, a educação deve estar no centro do planejamento das ações que acontecem nos variados cantos desse país”.

A CONAE objetiva propor discussões a respeito da educação e apontar os caminhos para políticas públicas com investimentos á educação, bem como avaliar os PME – Planos Municipais de Educação e o PNE – Plano Nacional de educação já vislumbrando sugestões para o próximo Plano de 2024 a 2034.

A palestrante também destacou a mobilização dos municípios em organizar suas Conferências através dos Fóruns Municipais de Educação instituídos por lei de forma intermunicipal e colaborativa. Por fim, a palestrante apresentou um panorama dos eixos que integram o documento orientador da CONAE 2022, que nortearão as discussões nos espaços municipais, estaduais e nacional, com a possibilidade de emendas aditivas, supressivas ou substitutivas.

A Conferência Intermunicipal de Educação foi finalizada com a citação da palestrante: “Equidade, qualidade e inclusão atendem os indivíduos em suas necessidades, no plano da educação”.