Pejuçara, quinta-feira, 20 de janeiro de 2022 Telefone (55) 3377-1200

Cultura - Quarta-feira, 05 de Agosto de 2020

Força tarefa de fiscalização recebe cerca de 50 denúncias em duas semanas

Trabalhando a duas semanas, a Força Tarefa de Fiscalização implantada pela Administração Municipal para fazer cumprir os protocolos e decretos editados com vistas a prevenção e enfrentamento a Covid-19 já recebeu cerca de 50 denúncias de irregularidades.

A maioria das denúncias se referem a aglomerações em residências, vias públicas e “festas” e ainda o uso inadequado de máscaras, descumprimento de isolamento domiciliar, denuncia de venda de produtos de maneira irregular(ambulantes) e ainda denuncias de clientes em estabelecimentos do comércio sem usar a máscara.

A força tarefa é coordenada pelo servidor público municipal Erasmo Daronco, com o apoio da servidora Luana Altíssimo de Oliveira que atua no setor tributário do município. De acordo com ela, em todas as averiguações, a equipe orientou os denunciados sobre as medidas  que deveriam ser adotadas visando evitar a eventual aplicação de multa, já que há a legislação municipal recém sancionada pelo Prefeito Eduardo Buzzatti prevendo a punição aos infratores.

Ela conta que em um dos casos, uma pessoa abordada se recusou a obedecer a solicitação de retornar para casa e ficar em isolamento, determinação dos profissionais de saúde que foi descumprida várias vezes. Neste caso, conforme o relato foi feito o registro de dois boletins de ocorrência policial, uma vez que a atitude da pessoa incorreu em crime contra a saúde pública.

O coordenador Erasmo Daronco destacou que essas duas semanas de trabalho mostraram  que a maioria da população está atendendo as recomendações dos profissionais da saúde para a prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus, em que pese alguns percalços. O Prefeito Eduardo Buzzatti lembrou que nestas duas primeiras semanas a determinação era para a orientação daquelas pessoas que eventualmente descumprissem as regras. Porém, lembrou o gestor, a partir de agora as desobediências aos decretos e protocolos e incorreções que forem detectadas pela força tarefa de fiscalização serão punidas com a aplicação das multas previstas na Legislação Municipal.

COVID - 19

UF - 2020