Obras - Sexta-feira, 22 de Maio de 2020

Secretaria da Fazenda de Pejuçara faz história com realização da 1ª audiência pública on-line

A Secretaria da Fazenda de Pejuçara realizou nesta quinta-feira as 17h a audiência pública para a apresentação dos dados que referem-se ao 1º quadrimestre de 2020. Nesta audiência, tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus e cumprindo o que determinam os decretos editados e em vigor no município, a titular da pasta, secretária Caroline Mastella optou pela realização da audiência on-line, evitando assim, aglomeração. “Tinhamos a expectativa se daria certo e a audiência on-line foi um sucesso, sendo que os dados apresentados estão gravados e disponíveis para o público que não pode acompanhar”, destacou.

Confira o vídeo da audiência pública no link:

Os dados do 1º quadrimestre deste ano foram apresentados num relatório simplificado, visto que, o município se enquadra nos requisitos estabelecidos em Lei.

Sobre a execução orçamentária, segundo a secretária, houve um resultado muito positivo, pois as despesas foram menores que as receitas, correspondendo a R$ 8.811.275,90 de receitas e R$ 7.954.177,48, que gera um saldo orçamentário positivo de R$ 857.098,42, e em termos percentuais a correlação despesa total/ receita total foi de R$ 90,27%.

Sobre as receitas, os impactos mais negativos foram na arrecadação do IPTU, em virtude da pandemia, e sobre os rendimentos do RPPS, que tiveram resultado negativo, gerando assim dedução da receita.

As despesas de investimentos foram impactadas diretamente pela pandemia, porque muitas ações não puderam ser realizadas. O prefeito Eduardo Buzzatti ressaltou que os meses de março e abril foram difíceis de realizar outras atividades que não fossem voltadas para a prevenção e enfrentamento à Covid-19, pois o momento necessitava, mas existe a intenção de realizar várias obras até o final do ano.

Sobre os percentuais de despesas obrigatórias, na Educação foi atingido o percentual de 31,36% e em Saúde 17,74%, assim, em ambos o limite mínimo foi respeitado e observado como preconiza a legislação federal.

Secretária da Fazenda Caroline Mastella apresentou dados na audiência realizada na Câmara de Vereadores