Obras - Quinta-feira, 23 de Abril de 2020

Ações do executivo amenizam efeitos da falta de chuvas para famílias do interior

Esta é mais uma daquelas semanas em que a expectativa só cresce pela chegada da chuva, não só em Pejuçara, como também em outros municípios da região. A estiagem que assola os mais longínquos recantos gaúchos trouxe suas consequências para a safra de grãos que registrou na média cerca de 40% de perdas nas lavouras e tem reflexos claros também no que concerne ao abastecimento de água para consumo humano e animal.

Em Pejuçara, o Poder Executivo, através das secretarias de Obras e Saneamento Básico e de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, tem realizado nos últimos dias ações emergenciais no sentido de atender as solicitações que chegam diariamente para a abertura de bebedouros, poços artesianos e valas para a implantação de novas redes de água no interior que demandam mais de mil e 600 metros de mangueira.

As ações demandam a mão de obra incansável de servidores e investimentos em maquinário e material necessários para atender as necessidades de pelo menos uma dúzia de propriedades inseridas na agricultura familiar. “No total são pelo menos 15 famílias que estão sendo atendidas com estas ações que tem como objetivo levar água potável para as pessoas”, lembrou o prefeito Eduardo Buzzatti.

Até agora são contabilizadas ações em Linha Pedreira, Jacicema, Santa Apolonia, Colônias Novas, Passo do Marmeleiro, Rincão de Jesus, Belizário e Vista Alegre. Os modelos meteorológicos trazem o indicativo de continuidade da estiagem em função da previsão de ausência de precipitações volumosas para a região Noroeste do Estado pelo menos nas próximas duas semanas.