Obras - Sexta-feira, 20 de Março de 2020

Prefeito reúne secretários para delinear novas medidas de enfrentamento ao Coronavírus

A propagação do Covid-19, vírus que provoca o Coronavírus está fazendo com que gestores municipais se reúnam sistematicamente para traçar novas medidas que possibilitem a prevenção e o enfrentamento à doença. Na manhã desta sexta-feira(20), após a edição do Decreto de Calamidade Pública do Governo do Estado, o prefeito Eduardo Buzzatti reuniu sua assessoria para debater ações a serem tomadas no sentido de atender ao que preconiza o decreto estadual.

“A nossa prioridade é a prevenção e o enfrentamento ao Coronavírus, por isso estamos orientando as pessoas a ficarem em suas casas, evitarem a circulação e a aglomeração”, disse. No âmbito municipal, algumas medidas estão sendo adotadas já a partir desta sexta-feira como a suspensão do relógio ponto. Os servidores farão o registro manual do horário de trabalho como forma de prevenção ao Coronavírus.

As compras também estão suspensas, com exceção dos materiais necessários para a saúde. No setor de obras e agricultura os servidores estarão mobilizados para atender a questões pontuais, com especial atendimento aos pedidos para abertura de bebedouros para o rebanho e sistema de plantão para atendimento a ações atinentes a colheita da soja.

Em relação ao Centro Administrativo a decisão do prefeito Eduardo Buzzatti é adotar a suspensão do atendimento presencial ao público até segunda ordem. Os servidores, no entanto, continuarão prestando serviços internos tendo em vista a necessidade de andamento das atividades da administração pública. No Centro Administrativo Municipal as portas estarão fechadas para o público externo a partir da tarde de hoje. “Se houver a necessidade de obtenção de informações, o atendimento nesses dias será feito via telefone ou por email”, disse o gestor. Outra medida adotada é a suspensão das licitações já agendadas na modalidade de pregão presencial. Já em relação a dispensa de servidores, a Administração Municipal seguirá a orientação da Secretaria Estadual da Saúde, que prevê a liberação das gestantes e de servidores com 60 anos ou mais. Em relação aos servidores que se enquadram como imunodeprimidos a liberação será feita mediante critério técnico.

“A decisão de hoje é que não haverá a dispensa nem revezamento dos servidores por respeito e solidariedade e a dedicação dos servidores da saúde que estão na linha de frente deste enfrentamento que estamos fazendo atuando 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. O que nós determinados é que em todos os setores internos haja um distanciamento maior entre os servidores e rigor na higienização dos espaços e objetos de trabalho para que todos estejam protegidos da Covid-19”, afirmou Buzzatti.

O Chefe do Executivo por fim solicitou a compreensão da população de Pejuçara para o atendimento a todas as medidas que estão sendo adotadas no âmbito municipal e pediu aos servidores municipais a colaboração mutua para que os serviços nas repartições públicas não parem. “Não é o momento para sermos rudes nem de pensar de maneira individual. Temos agora que dizer a verdade e agir com bom senso esquecendo diferenças que possam influenciar no trabalho que estamos fazendo de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus. Nós estamos vivendo uma situação dramática sem precedentes e que está mudando a cada dia com impactos econômicos e sociais;  e além disso o Decreto de Calamidade Pública do Estado nos impõe a obrigação de atuar no auxílio e fiscalização dos diversos setores econômicos da cidade para que as determinações sejam cumpridas”, concluiu.